Nos próximos dias, a CONTAG irá participar de uma série de agendas em Roma, na Itália, representando os agricultores e agricultoras familiares brasileiros(as) e de todo o Mercosul Ampliado em vários espaços estratégicos de debates e de proposições e negociações de políticas públicas.
A primeira agenda foi iniciada nesta terça-feira (03). O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, que também é o secretário geral da Confederação Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (Coprofam), participou da reunião do Comitê Internacional de Planificação para a Soberania e Segurança Alimentar (CIP). O CIP é um espaço de representação e diálogo das organizações dos agricultores e agricultoras familiares, camponeses, pescadores artesanais, pastores, entre outros sujeitos que estão no campo trabalhando e produzindo alimentos. Na sua intervenção, Alberto reforçou a importância deste espaço de diálogo e propôs que ele seja fortalecido mediante a ampliação da participação de outras organizações que não fazem parte, respeitando as diferenças e ritmos destas. “Porém, com o compromisso de levar adiante a agenda e as propostas deste comitê, fortalecendo a luta pelo reconhecimento e valorização dos agricultores e agricultoras familiares, camponeses, pescadores, entre outros que têm na produção e oferta de alimentos a garantia da soberania e segurança alimentar dos povos”.
Mais do que isso, o dirigente da CONTAG reforçou que a onda conservadora e liberal liderada pela direita avança a passos largos ameaçando direitos e conquistas alcançadas pela classe trabalhadora do campo e das cidades. “Dobra a responsabilidade das lideranças sindicais e dos movimentos sociais na luta pela preservação dos direitos e conquistas sociais, fortalecendo e valorizando os espaços de diálogos políticos com intervenções qualificadas e unificadas para avançar com a agenda de temas e propostas que defendemos”, destacou Broch. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi, com informações da Vice-Presidência e Sec. Relações Internacionais da CONTAG.