Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
CONTAG participa de Congresso da Federação dos Trabalhadores na Agroindústria na Itália (FLAI)
WhatsApp

11 de Dezembro de 2018



TEMAS RELACIONADOS:
relações internacionais

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e a Federação Nacional dos Trabalhadores na Agroindústria na Itália (FLAI) estão em processo de aproximação, de conhecer as experiências e firmar parcerias. E, nesta semana, nos dias 10 a 12 de dezembro de 2018, o presidente da CONTAG, Aristides Santos, e o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch, representam a entidade no 7º Congresso da FLAI/CGIL, em Roma, na Itália, que tem como lema “A Lavoura é progresso, civilidade e justiça”.

A Federação Nacional dos Trabalhadores na Agroindústria na Itália (FLAI) é responsável pela representação dos agricultores e agricultoras familiares italianos, e é filiada à central sindical CGIL.

Neste congresso, que reúne mais de 600 delegados e delegadas de base, com uma grande delegação internacional de 15 países, dos diversos segmentos da cadeia da alimentação, além de eleger a nova Direção da FLAI, estão sendo discutidas as principais diretrizes do setor para os próximos anos, como a vida e a organização dos empregados rurais e dos pequenos e médios produtores rurais, sobre o trabalho no campo e na agroindústria e sobre toda a cadeia da alimentação. “A Itália também está com um governo de direita, homofóbico, contra os imigrantes e sendo que grande parte dos trabalhadores agrícolas na Itália são imigrantes. Então, o Congresso está oportunizando um debate muito interessante, com uma troca de experiências também com as organizações de outros países que foram convidadas”, explica Alberto Broch.



A atual secretária geral da FLAI, Ivana Galli (cargo equivalente a presidente), deverá ser reeleita para o cargo. A secretária geral da CGIL, Susanna Camusso, também esteve presente na abertura do Congresso, que contou com a presença de muitas autoridades do movimento sindical italiano e europeu. Segundo Broch, a CONTAG e a FLAI começaram a se aproximar principalmente pela relação via UITA – entidade que a CONTAG é filiada internacionalmente, e pela história de luta que une a CONTAG e a FLAI e que a cada dia está sendo estreitada visando parcerias internacionais para avançar na organização sindical dos agricultores e agricultoras familiares nos dois países. “Também está sendo um momento estratégico de articulação entre a CONTAG e dezenas de organizações europeias e de todo o mundo.”

Nesta terça-feira (11), pela parte da manhã, o presidente da CONTAG, Aristides Santos, fez uma fala em nome de toda Diretoria e do Sistema Confederativo CONTAG, ou seja, representando as organizações brasileiras, destacando o trabalho desenvolvido pelo movimento sindical rural no Brasil e números da agricultura familiar brasileira.

Aristides apresentou que a agricultura familiar brasileira, sozinha, representa o oitavo maior produtor de alimentos do planeta, segundo dados do Banco Mundial e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2018) apurado pelo portal Governo do Brasil, com faturamento anual de US$ 55,2 bilhões. Além disso, é também a principal responsável pela preservação da cultura rural, considerando suas diferentes formas de produzir e viver.

A agricultura familiar produz cerca de 80% dos alimentos consumidos e preserva 75% dos recursos agrícolas do planeta, segundo dados do Relatório da ONU (O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo, 2018).

“Neste sentido, a agricultura familiar tem uma importância inquestionável no abastecimento interno do Brasil e na geração de trabalho e renda para as famílias que produzem e durante mais de uma década, com os governos do presidente Luís Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma, cuja opção pelos mais vulneráveis foi a marca de suas gestões, investindo em programas que acessassem os mais pobres aos bens e serviços, estimulando a participação e fortalecendo a democracia para todos”, avaliou o presidente da CONTAG.

Aristides também falou da atual conjuntura política e econômica do Brasil. “O momento de retrocesso político em que vive o nosso querido País atualmente acaba com a maior parte das políticas conquistadas com muita luta pela população mais pobre do Brasil, levando os agricultores familiares, os trabalhadores sem terra, os índios, os quilombolas, os negros, os jovens e as mulheres, ao maior retrocesso de todos os tempos, com o incentivo massificado da violência contra as minorias e a disseminação do medo e do pânico exacerbado pelas ameaças feitas aos líderes sindicais e sociais que se insurgem contra o governo eleito, que se elegeu com um discurso anticorrupção, mas mergulhado nela conforme amplamente noticiado na mídia local no Brasil”.

Também aproveitou para reforçar a denúncia sobre a retirada de direitos da classe trabalhadora e a perspectiva de mais retrocessos no futuro governo. “Foi aprovada a Emenda Constitucional nº 95/2016, que congelou os gastos primários com saúde, educação e programas sociais por 20 anos, além de fazer a ‘reforma trabalhista’ que aumentou a informalidade, precarizou direitos e impactou negativamente na arrecadação da previdência social e não melhorou em nada o índice de desemprego, o qual atinge atualmente 14 milhões de pessoas.” Aristides completou que os desafios continuarão com o futuro governo. “Acompanhamos com muita preocupação as perseguições aos movimentos sociais e sindicais definidos pelo governo eleito como sustentáculos a insurgência a ordem que tentarão impor. Entendemos que sem a cooperação e a solidariedade internacional não temos como nos manter fortes e organizados. É fundamental nos apoiarmos na grande voz que ecoa no mundo inteiro em defesa dos excluídos: do Teto, Terra e Trabalho, como diz o Papa Francisco”, ressaltou Aristides Santos. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico