Começou nesta terça-feira, 21, a Conferência Regional da América Latina e Caribe (ALC), onde estarão em debate os projetos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) nos países da região. Além dos profissionais, consultores e responsáveis pela execução desses projetos, estão participando do encontro organizações e movimentos que representam o meio rural da região, como a CONTAG, e representantes de governos que possuem projetos de desenvolvimento rural em convênio com o FIDA. A atividade acontece em Montevidéu, Uruguai.
Dentre os pontos tratados nos três dias de encontro, estão recomendações ao Fórum Mundial de Agricultores (FMC) para melhorar o funcionamento dos projetos do FIDA nos países da região, e também para melhoria da articulação das agências em apoio às organizações de Campesinos e Agricultura Familiar Indígena (AFCI) e de Pescadores Artesanais (PA), para a implementação do Plano de Ação da Década da Agricultura Familiar.
Outro tema em debate é a Agenda 2030, que reúne metas de desenvolvimento sustentável para os próximos anos. Nesse âmbito, a Conferência analisará as políticas públicas para AFCI e PA que se conectam com a agenda 2030. A agenda também inclui debates sobre os novos mecanismos de ação das Organizações de Agricultores Familiares e Indígenas para melhorar a intermediação entre a população rural, os governos, o FIDA e as demais agências que atuam na região em apoio ao setor (FAO e IICA).
Na abertura da Conferência, o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, abordou os desafios que a Agricultura Familiar encontra, frente à conjuntura regional do Mercosul, para seguir nos territórios rurais de todos os países produzindo alimentos para as populações. Ele também destacou sobre toda a expectativa envolvida na Década da Agricultura Familiar (2018-2028). “Esta Década, assim como a Agenda 2030, são oportunidades que a organizações devem assumir com força e propor e cobrar dos governos políticas públicas que atendam as demandas da Agricultura Familiar para seu desenvolvimento sustentável nos territórios rurais”, pontuou Broch.
Todas as conclusões e recomendações extraídas da Conferência Regional da América Latina e Caribe serão apresentadas ao FMC na sede do FIDA em Roma, aos Governos e as outras e a outras agências (FAO e IICA). FONTE: Correspondente da COPROFAM - Gabriella Avila