Os desafios das Escolas Família Agrícola (EFAs), da pedagogia da alternância e de metodologias e cursos adequados às realidades e especifidades do meio rural brasileiro são os principais temas debatidos em audiência pública realizada hoje (18) na Câmara dos Deputados, em sessão conjunta da comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e da comissão de Educação.
O secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson Gonçalves, fez parte da mesa de debate, junto a representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil, da União das Associações das Escolas Famílias Agrícolas do Maranhão, da Associação Regional das Casas Familiares Rurais e da Escola Dom Fragoso do estado do Ceará.
José Wilson apontou os principais avanços das políticas de desenvolvimento rural feitos nos últimos 16 anos, como o Luz Para Todos, o Programa Nacional de Crédito Fundiário, o Programa de Aquisição de Alimentos e o Programa Nacional de Habitação Rural, mas destacou que muito ainda precisa ser feito para a educação do campo, das florestas e das águas.
"O Ministério da Educação ainda insiste em executar políticas que não consideram as especificidades do meio rural. É preciso que os governos federal, estaduais e municipais compreendam que a educação dos moradores e moradoras do campo como pilar do desenvolvimento de todo o nosso país", afirmou o secretário, que também sublinhou a importância de ampliar a diversidade de cursos superiores e o compromisso das universidades e dos Institutos Federais.
O deputado Zé Carlos (PT-MA), da Comissão de Agricultura, e o deputado Odorico Monteiro (PT-CE), da Comissão de Educação, que fizeram o requerimento para a realização da audiência, destacaram a importância de ouvir os movimentos sociais sobre a realidade da educação do campo, para que sejam elaboradas propostas eficientes e encaminhamentos para que as políticas públicas sejam efetivamente implementadas. FONTE: Lívia Barreto