Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MEIO AMBIENTE
CONTAG participa de audiência pública sobre a produção de insumos biológicos no Brasil
WhatsApp

12 de Novembro de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
meio ambiente

“Apesar dessa construção legal e do fato de que a discussão em torno dos bioinsumos vem se consolidando, ainda é necessário ampliar o debate.”

A secretária de Meio Ambiente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Sandra Paula Bonetti, participou nesta sexta-feira (12 de novembro), da audiência pública para debater o Projeto de Lei (PL 658/21) que regulamenta produção de bioinsumos (e derivados) no Brasil, em substituição aos agrotóxicos (agroquímicos) nas plantações.

De autoria do deputado Zé Vitor, o PL 658/21 tem o objetivo de regulamentar a produção de insumos biológicos por empresas especializadas ou órgãos oficiais, como a Embrapa, através de um marco legal.

“Os bioinsumos são relevantes para garantir práticas sustentáveis, seja na agricultura, seja na pecuária, no extrativismo, enfim, no manejo dos recursos naturais brasileiros, além do fato de através deles podermos acessar a pauta da bioeconomia. Contudo, vale destacar que comunidades tradicionais, além dos agricultores(as) familiares, manejam, selecionam e conservam, por décadas, essas técnicas naturais para controlar doenças e pragas nas plantações. E isso precisa ser resguardado em qualquer norma, regulamento ou lei”, destacou a secretária da CONTAG, Sandra Paula Bonetti.

A audiência foi realizada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal atendendo requerimento do deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), subscrito pelos deputados Valmir Assunção, Zé Carlos, Leonardo Monteiro, Marcon, Carlos Veras, Frei Anastácio Ribeiro, Célio Moura, Padre João, Patrus Ananias e professora Rosa Neide.

“Num momento em que mundo acompanha a realização da Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP26), debater o uso dos bioinsumos se torna um tema estratégico para a preservação ambiental e para a agricultura. Temos que aprofundar a discussão levando em consideração a complexidade do PL 658, de forma que possamos melhorá-lo e alterá-lo, a partir da escuta de especialistas do Brasil inteiro”, destacou o deputado Pedro Uczai.

Ao final, Sandra Paula solicitou aos parlamentares o compromisso de ampliarem o debate sobre os bioinsumos na Câmara e junto à sociedade. “Apesardessa construção legal e do fato de que a discussão em torno dos bioinsumos vem se consolidando, ainda é necessário ampliar o debate, pois muitos não conhecem, de fato, do que se trata essa tecnologia. Assim, espaços como essa audiência pública são importantes canais de comunicação e de esclarecimentos sobre o tema”.

Os participantes também frisaram em suas falas a importância do respeito aos critérios de biossegurança,de forma a reduzir ou eliminar riscos que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente.

A audiência contou com a participação da secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Paula BonettI; do diretor técnico adjunto da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), Reginaldo Lopes Minaré; do representando a União Nacional das Organizações Cooperativas Solidárias (UNICOPAS), Álvaro Delatorre; da docente da Universidade Federal do Paraná, Dra. Luciana Grange e da pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Microrganismos na Agricultura (INCT), Dra Mariangela Hungria.

Assista a audiência na íntegra AQUI FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico