Nesta sexta-feira (13), a CONTAG representada pelo secretário de Finanças e Administração Juraci Souto e o secretário de Política Agrária da Confederação Alair Luiz dos Santos, esteve participando de audiência pública para discutir a implementação de políticas públicas voltadas para as pessoas idosas no meio rural.
Realizada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa atendendo solicitação do deputado orgânico do Sistema CONTAG Vilson da FETAEMG (PSB-MG), a audiência destacou a necessidade do acesso dessa geração do campo às políticas públicas levando em consideração os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta que a expectativa de vida do brasileiro ao nascer chegou a 76,6 anos em 2019. Os dados mostram que, em 1950, o número de idosos de 65 anos ou mais era de 1,6 milhão; em 2020, passou para 9,2 milhões; e deverá alcançar 61,5 milhões em 2100.
Os números do IBGE já comprovam a importância de olharmos para essa geração do campo brasileiro, pois diferente dos(as) urbanos(as) que após se aposentarem saem dos seus locais de trabalho, os(as) idosos(as) rurais permanecem no campo produzindo alimentos saudáveis e diversos. Por isso esse debate do acesso desse segmento às políticas públicas é de suma importância e deve ser pauta bastante debatida no Congresso Nacional e com a participação da sociedade brasileira, disse Juraci Souto, secretário de Finanças e Administração da CONTAG.
A dificuldade de acesso às políticas públicas foi exposta pelo secretário de Política Agrária da CONTAG, Alair Luiz dos Santos. Vou mostrar apenas um exemplo dessa exclusão que acontece no meio rural e que prejudica principalmente a terceira idade. Vocês podem ir em qualquer povoado rural do Brasil para constatar a falta de atendimento nos postos de saúde, quase sempre sem médicos, leitos e as condições necessárias, o que penaliza os(as) rurais, em especial, os(as) idosos(as). Precisamos atender os povos do campo e essa geração com politicas públicas concretas. Esse debate precisa continuar, pontuou o secretário de Política Agrária da CONTAG.
Após as exposições dos participantes, o requerente Vilson da FETAEMG falou da importância da realização das audiências públicas para melhorar o diálogo sobre o tema com o parlamento e com a sociedade. Cada palavra dita aqui será levada em consideração, pois temos necessidade de políticas públicas específicas para os(as) idosos(as), da realização de pesquisas voltadas a entender o envelhecimento humano no meio rural e do pleno funcionamento dos Conselhos da Pessoa Idosa. Continuaremos realizando outras audiências para analisar a temática.
Além dos representantes da CONTAG na audiência, contribuíram com falas, o presidente do IBGE, Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto; e representantes da coordenação-geral de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania; e da coordenação de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde. FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes