Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CRISE
CONTAG participa de audiência pública na Câmara dos Deputados sobre a crise do leite no Brasil
WhatsApp

10 de Outubro de 2023


Foto: César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
setor leiteiro

Diretores(as) da CONTAG e dirigentes de Federações filiadas participaram hoje, dia 10, da audiência pública na Câmara dos Deputados sobre o impacto do aumento na importação de leite na produção nacional, questão relacionada diretamente com a crise atual no setor.

Buscando ouvir diferentes lados do problema, foram convidados para a audiência os setores governamentais e representativos dos produtores e produtoras de leite. Além da CONTAG em representação dos agricultores e agricultoras familiares produtores(as) de leite, também estavam a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Rio Grande do Sul (SINDILAT- RS) e Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC).

De parte do governo, estavam presentes representantes dos Ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa), do Desenvolvimento da Indústria e Comércio (MDIC) e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), além de parlamentares que se somaram ao longo da reunião. Compondo a mesa e fazendo os posicionamentos da CONTAG e das Federações, o presidente Aristides Santos, o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais Alberto Broch, e o vice-presidente da FETAG-RS, Eugenio Zanetti.

A audiência aconteceu no âmbito da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara, e foi requerida pelo deputado Heitor Schuch (PSB-RS), que abriu a discussão com dados atualizados sobre o aumento do volume de importações. E questionando ainda sobre a rastreabilidade do leite e os motivos de um volume tão grande da entrada de um produto que a cadeia brasileira consegue produzir em boa escala. O deputado também anunciou uma ação parlamentar sobre a questão: “Protocolamos hoje um Projeto de Lei que veta conceder beneficio fiscal a indústrias que usarem leite derivado do exterior”.

De parte do setor produtivo, houve um grande apelo sobre a emergência da situação, com dados sobre um cenário que desfavorece os produtores de diversas formas, desde o custo da produção até o preço na qual o leite é comercializado, por muitas vezes não cobrindo os investimentos necessários. 

O representante da FACISC, Sérgio Rodrigues, evidenciou a diminuição real no número de produtores nos últimos períodos, enquanto da parte do SINDILAC, Darlan Palharini expôs dados sobre as políticas de subsídio para a cadeia leiteira na Argentina e no Uruguai, que representam vantagens para esses países. Ambos indicaram a importância de políticas de subsídio e iniciativas de crédito no Brasil como uma forma de aliviar as dificuldades enfrentadas hoje.

Em sua manifestação na audiência, CONTAG reforçou as indicações anteriores, e acrescentou novas demandas “Além de um subsídio, precisamos de cotas de importação. Não dá pra permitir que todo esse volume de leite entre no país sem sequer saber a rastreabilidade”, afirmou Zanetti. “Precisamos ter o olhar por parte do governo pra todos os envolvidos, estamos falando da sobrevivência dos produtores e produtoras. Em 2015 eram 84 mil produtores(as) de leite no Rio Grande do Sul, e esse ano são cerca de 33 mil, segundo a EMATER do estado”, agregou.


Aristides Santos comentou sobre a importância de políticas de contenção emergencial da crise, mas também de um planejamento mais amplo para o setor. “Deve-se discutir uma política a longo prazo de sustentabilidade, para não ficarmos apenas debatendo e resolvendo crises. Queremos discutir com esse Parlamento e com o Poder Executivo maneira de construir esse caminho. O leite é um produto importante para a sociedade, para a economia e para o desenvolvimento do nosso país”, declarou o presidente da CONTAG.

Em mais uma intervenção da CONTAG, Alberto Broch reconheceu os esforços do governo ao anunciar medidas emergenciais, mas afirmou que não estão sendo efetivas na ponta da cadeia leiteira. “Os produtores não estão vendo as medidas surtindo efeito. A cada mês os valores que eles recebem pelo leite vêm diminuindo, e isso precisa ser melhor estudado pelo governo, para que haja medidas mais efetivas”, concluiu. 

Todos os três dirigentes lembraram aos presentes dos atos que acontecerão amanhã, dia 11, em vários estados. Organizados pelas Federações, Sindicatos e pela CONTAG, eles tem como objetivo cobrar medidas emergenciais e estruturantes para amenizar os impactos sofridos pelos agricultores e agricultoras familiares produtores(as) de leite.

Posicionamento do governo

Após a escuta das representações, a palavra foi passada aos representantes do MAPA, MDA e CAMEX. Houve consenso entre eles de que o governo está ciente e sensível à situação, e que todos esses órgãos compreendem que as medidas anunciadas ainda não conseguem conter a crise e atender aos produtores(as) em todas as suas demandas.

Foram mencionadas e analisadas algumas medidas tarifárias e tributárias colocadas em vigor para tentar conter a importação, e outras possibilidades que estão sendo avaliadas pelas equipes de trabalho dos Ministérios. Fabiano Oswald, do MDA, mencionou algumas ações que estão em debate internamente, como uma proposta de aumento das compras governamentais e um programa de incentivo para baratear a produção e fortalecer do setor.

A CONTAG segue se mobilizando com suas Federações e Sindicatos, enquanto dialoga com o parlamento e com os poderes públicos em busca de ações concretas de valorização do setor leiteiro. 


Fonte: Comunicação CONTAG - Gabriella Avila



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico