A Diretoria da CONTAG está em Porto Alegre/RS para participar dos atos convocados pelo Comitê Popular Nacional em Defesa de Lula. O julgamento do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) está acontecendo hoje (24) e o movimento sindical e organizações sociais estão expressando o seu apoio a Lula em todo o País e defendendo o seu direito de se candidatar. Neste momento, a Diretoria da CONTAG participa de ato nas proximidades do TRF4, e várias Federações e Sindicatos participaram de mobilizações ontem e outras estão hoje mobilizadas com outras categorias.
Ontem (23), véspera do julgamento, cerca de 70 mil pessoas participaram do ato na Esquina Democrática com a presença do ex-presidente Lula. Na ocasião, Lula chamou a grande imprensa brasileira de “mentirosa” e afirmou que a população está anestesiada. "Por que eles estão destruindo nosso patrimônio e não estamos reagindo com a força que deveríamos? Eles deram uma anestesia, eles inventaram essa 'doença' chamada PT. Ela causava um mal que era a ascensão das pessoas mais pobres", ironizou o petista.
Lula foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) como proprietário “de fato” de um imóvel oriundo de dinheiro de propina de contratos da Petrobras com a empresa OAS. No entanto, não existem provas concretas de que o ex-presidente é o verdadeiro dono do triplex. Lula foi condenado em primeira instância, pelo juiz Sérgio Moro, com base em uma delação premiada.
“Precisamos continuar mobilizados contra esse julgamento de exceção, caracterizado como um verdadeiro ataque à democracia e que fere o direito de todo cidadão e cidadã ao justo e isento processo judicial, ao direito de defesa e ao juízo natural, isento e imparcial”, diz nota divulgada pela Diretoria da CONTAG. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi