O presidente da CONTAG, Alberto Broch, participa nesta semana da XV Conferência Regional Latinoamericana da União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação (UITA), realizada na República Dominicana entre os dias 6 e 8 de novembro. A conferência conta com a participação de delegados(as) de 51 organizações de 18 países, e tem como objetivo discutir os temas relevantes para os(as) trabalhadors(as) de diversas categorias em todo o mundo - trabalhadores da agricultura, das indústrias da cerveja e de laticínios, trabalhadores domésticos, pescadores e aquicultores, trabalhadores de hotéis, restaurantes e turismo, de frigoríficos e da indústria do açúcar, entre outros.
Na abertura política do evento, Alberto Broch destacou a atuação da CONTAG na luta permanente pela defesa dos direitos dos(as) trabalhadores(as) rurais e da agricultura familiar, especialmente no atual cenário político e econômico pelo qual passa o Brasil, e também o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Solidário e Sustentável (PADRSS) que sustenta a luta do movimento sindical do campo. “Acreditamos que a unidade entre as entidades latino-americanas fortalece a luta por objetivos em comum, como o desenvolvimento sustentável, a geração de renda e a vida digna para todos(as) os(as) trabalhadores(as) rurais”, afirmou o presidente da CONTAG.
Broch lembrou ainda que a flexibilização dos(as) direitos dos(as) trabalhadores(as) é um fenômeno que se aprofunda em todo o mundo, mas com consequências muito piores para aqueles(as) que são social e financeiramente vulneráveis. “Precisamos mais do que nunca resistir às tentativas de retrocesso e deixar bem claro para os governos de todo o mundo que não queremos mais desigualdades e injustiças. Queremos oportunidades iguais, dignidade e exercer o nosso direito de viver bem”, disse o dirigente.
Durante o evento, Alberto Broch deverá reunir-se com o coordenador da Regional Latinoamericana, Gerardo Iglesias, e com o secretário geral da Uita, Ron Oswald. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto