Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AVANÇOS SOCIAIS
CONTAG participa da 7ª edição dos Diálogos Governo Sociedade Civil – Brasil Sem Miséria
WhatsApp

05 de Maio de 2016



TEMAS RELACIONADOS:
avanços sociais

O encontro realizado ontem (4) no Palácio do Planalto teve o objetivo de expor um balanço das ações do governo federal, no âmbito do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), para acabar com a miséria e promover a inclusão social no Brasil.

A ministra Tereza Campello apresentou números e análises que demonstram a efetiva retirada de milhões de pessoas da situação de pobreza extrema por meio de programas sociais instituídos desde 2003, além do Plano Brasil Sem Miséria, lançado em 2011. “Os governos dos últimos 13 anos colocaram os pobres como prioridade no orçamento público. Fizemos um amplo trabalho de localização dessas pessoas e inseri-las nas políticas a que tem direito, como educação, saúde, acesso a água e a luz”, afirmou a ministra.

Estavam presentes representantes de diversos movimentos sociais e sindicais, como a CONTAG e outros movimentos de defesa do campo e da agricultura familiar, floresta e águas, de ciganos e povos tradicionais, comunidade LGBT, quilombolas, pessoas de rua e outros segmentos da sociedade. Após a exposição da ministra, todos tiveram a oportunidade de compartilhar informações e opiniões sobre a situação atual do Brasil.

O secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson Gonçalves, lembrou as mudanças ocorridas com pessoas pobres de todas as regiões do país, mas principalmente do Nordeste e do Norte e fez referência ao seu município de origem, Independência (CE). “Olhar para o meu município é olha para a realidade da grande maioria dos municípios brasileiros. Sobretudo das populações residentes no campo. Muitas dessas pessoas não tinham sequer renda mínima e nem acesso a políticas básicas como água, energia, saúde, muito menos ensino médio e superior” disse o dirigente.

De acordo com ele, a partir da implementação das políticas sociais desde 2003 como bolsa família, Luz para todos, Água para todos, Acesso ao Crédito, Habitação rural, ensino médio, técnico e superior, a realidades destas famílias agora é outra. “É motivo de comemorar o que foi conquistado até agora. Nesse momento de conjuntura política adversa e de riscos de retrocessos é preciso construir unidades entre todas as Organizações Sociais e Sindicais e continuar na luta em defesa desses avanços”, afirmou.

“A nossa unidade deve ser em nome da democracia e do respeito ao Estado de Direito, para evitar qualquer retrocesso. Em nome da Confederação Nacional dos Trabalhadores(as) na Agricultura (CONTAG) estamos preparados para defender os direitos dos(as) conquistados a duras penas e somarmos forças nessa unidade campo e cidade para enfrentar as medidas de cortes de orçamento na políticas sociais anunciadas no plano Ponte para o Futuro do PMDB. Queremos avançar ainda mais é por isso que nós vamos continuar na luta, junto com todos aqueles que têm os mesmos ideais”, afirmou José Wilson.

Combate a críticas

Em sua exposição, a ministra Tereza Campello combateu as críticas que os programas sociais do governo vêm sofrendo e apontou o retrocesso representado pelo documento chamado Travessia Social, apresentado pelo PMDB. “Este plano diminui para 5% o número de pessoas atendidas por programas sociais, que serão completamente modificados. Mais de 36 milhões de pessoas serão excluídas, entre elas 15,7 milhões de jovens até 15 anos de idade. Isso significa tirar o futuro do Brasil. Não podemos aceitar ajuste fiscal em um programa que representa 0,47% do PIB e apresenta resultados tão expressivos na inclusão social e diminuição da pobreza”, apontou a ministra.

“O que o grupo político que tenta chegar ao poder tem o potencial de deixar a população mais pobre em situação ainda mais vulnerável. A questão não é quanto custa o Bolsa Família, mas quanto custa crianças fora da escola, sem saúde, sem estrutura. É inaceitável que os programas sociais sejam encarados como variáveis de custo fiscal. Eles são um conjunto de oportunidade para o crescimento do Brasil”, afirmou Tereza Campello.

Veja informações sobre os números apresentados pela Ministra Tereza Campello aqui.

FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico