Em 1º de outubro é celebrado o Dia Internacional do Idoso e a CONTAG parabeniza as pessoas idosas, em especial a terceira idade e idosos(as) rurais. Durante sua trajetória de 50 anos, a entidade vem se destacando na defesa e no fortalecimento de milhões de pessoas idosas que vivem no campo brasileiro e que continuam produzindo alimentos, trabalhando na terra e participando ativamente do desenvolvimento brasileiro.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 15% da população rural é composta por idosos(as), o que representa uma parcela considerável. No entanto, boa parte dessas pessoas ainda não consegue acessar políticas públicas fundamentais como a Previdência Social e a Saúde, comprovando que o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03), que completou neste 1º de outubro 10 anos, ainda não é cumprido em sua plenitude.
Portanto, a CONTAG entende que é preciso fortalecer a organização e a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da terceira idade e idosos rurais em busca da efetivação do Estatuto do Idoso e de melhores condições de vida desse público, que tanto contribuiu e ainda contribui com o movimento sindical do campo.
FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi