A partir da lei 10. 515, de 11 de julho de 2002, a juventude brasileira vem comemorando o dia 12 de agosto como seu dia. Neste dia tão importante a CONTAG parabeniza toda a juventude brasileira, em especial os/as jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais, que vêm fazendo do campo um espaço de vida e luta, de produção e cultura.
A história do nosso país também se faz pelas mãos ativas e protagonistas da juventude. Neste sentido, é preciso reconhecer a importância estratégica dos jovens do campo no âmbito da agricultura familiar e nos diferentes espaços participativos e produtivos que se manifestam no campo. Por outro lado, é preciso denunciar os limites impostos a permanência desses/as jovens no campo, devido a ausência de políticas públicas e direitos sociais, historicamente negados às populações rurais.
Diante destes desafios, a juventude do MSTTR vem se desafiando em pautar o debate da sucessão rural e propor políticas diferenciadas para este segmento, a partir da sua organização no âmbito dos grupos do Jovem Saber, das Comissões e Coordenações Municipais, Estaduais e Nacional, bem como por meio dos Festivais de Juventude Rural. Muitas conquistas já foram alcançadas, mais há um longo caminho de luta a percorrermos, portanto, que nós possamos fazer desta data um momento de luta e reflexão em defesa dos direitos dos jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais. FONTE: Imprensa CONTAG