A Central Única dos Trabalhadores (CUT) completa 35 anos nesta terça-feira (28) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares exalta a grandiosidade da história, lutas e conquistas acumuladas ao longo desse tempo.
A CUT é uma das centrais sindicais que a CONTAG mantém um diálogo próximo, parceira em muitas frentes de luta. Tem como principais objetivos organizar, representar sindicalmente e dirigir a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo, do setor público e privado, ativos e inativos, por melhores condições de vida e de trabalho e por uma sociedade justa e democrática.
A CONTAG é testemunha da atuação forte e combativa da CUT na disputa da hegemonia e nas transformações ocorridas no cenário político, econômico e social ao longo da história brasileira, latino-americana e mundial. Os avanços obtidos nos direitos trabalhistas, na redemocratização do País e na eleição de um operário à Presidência da República em 2002, são fortes exemplos dessas mudanças e resultados diretos das ações da Central em sua luta incansável pela garantia e ampliação de direitos da classe trabalhadora.
E essa luta está bem presente no campo, afinal, dentro dos 18 ramos da CUT, os Rurais são o maior ramo com 1.487 sindicatos, 10 milhões de trabalhadores(as) na base e 3,7 milhões de sócios e sócias, segundo dados do Cadastro da Secretaria Geral da CUT de fevereiro de 2018. Pra se ter uma dimensão do tamanho dos Rurais dentro da CUT, eles representam 41% dos 25 milhões de trabalhadores de toda base da CUT e 48% do total de sócios(as) no país que é de 7,8 milhões de sócios(as).
Os Rurais também presidem as CUTs estaduais de Alagoas, Espírito Santo, Maranhão, Pará e Pernambuco, além de terem três representantes na Diretoria Executiva Nacional: Carmen Foro, do Pará, como vice-presidenta da CUT; Madalena Silva, de Pernambuco, como secretária de Saúde do Trabalhador; e Cristiana Paiva, de Roraima, que substituiu Edjane Rodrigues, de Alagoas, como secretária de Juventude.
Em homenagem aos 35 anos da CUT, foi realizada sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães na Câmara dos Deputados, por iniciativa do deputado federal Vicentinho (PT-SP), ex-presidente da Central e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, e da deputada federal Erika Kokay (PT-DF). A solenidade foi transmitida ao vivo pela página do Facebook da CUT. Clique AQUI para assistir.
A CONTAG esteve presente na sessão na Câmara dos Deputados, transmitindo o seu apoio e reafirmando as parcerias na luta pela construção de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária, e na defesa permanente dos interesses dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.
Vida longa à CUT! FONTE: Direção da CONTAG