Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
GTB 2013
CONTAG negocia com o Ministério da Integração Nacional
WhatsApp

13 de Maio de 2013

TEMAS RELACIONADOS:
gtb 2013

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, recebeu na tarde desta segunda-feira, 13 de maio, uma delegação da CONTAG composta por diretores(as) e assessores da Confederação e por dirigentes de FETAGs do Nordeste. O tema da audiência foi a negociação da pauta do 19º Grito da Terra Brasil, mais especificamente quanto às reivindicações de construção da Política Nacional de Convivência com o Semiárido e de medidas emergenciais para a região.

Para Alberto Broch, presidente da CONTAG, a atual situação do Semiárido brasileiro tem solução. “Então, é importante a articulação dentro do governo federal para a construção desta política e para a execução das medidas emergenciais para o enfrentamento à seca.” O dirigente reafirmou que o item 12 da pauta, que trata da política, dialoga com as Diretrizes para a Convivência com o Semiárido, que já foram entregues à própria presidenta Dilma Rousseff.

Aristides Santos, secretário de Finanças e Administração da CONTAG, reconheceu que houve avanço na relação com o Ministério da Integração Nacional e nas políticas trabalhadas a partir da gestão do ministro Fernando Bezerra. “Infelizmente, o impacto da atual seca é grande na economia e na vida das famílias da região semiárida. Nós já temos muitas ações anunciadas pelo governo. Agora, o que temos que discutir é como fazê-las chegar às famílias atingidas. Avançamos nas últimas conversas com o ministério e temos a expectativa de avançar ainda mais.”

Em seguida, o secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson, destacou a situação difícil vivida na região semiárida. “A estimativa é que a seca desse ano seja ainda pior que a de 2012. A política de distribuição de milho está muito lenta e é insuficiente. Temos que intensificar a política de distribuição de água e de suplemento alimentar.”

Após a apresentação das principais reivindicações do 19º GTB pela delegação da CONTAG, o ministro Fernando Bezerra concordou que é preciso ter uma política de convivência com o Semiárido. Mas, valorizou as ações que já estão sendo trabalhadas. “São avanços e reconhecemos que não são suficientes.” O ministro informou que mais de 70% dos recursos do Ministério são direcionados para a oferta de água e que estão sendo investidos cerca de R$ 33 bilhões nas obras do PAC 1 e 2, como a transposição do Rio São Francisco e todo um conjunto de obras hídricas. “Estamos trabalhando para garantir nos próximos anos a segurança hídrica no país, pois o objetivo do governo Dilma é universalizar o acesso à água.”

O Ministério também está atuando no apoio à inclusão produtiva, como no cultivo de palma, na caprinocultura, na fruticultura, dentre outros. “Lançamos em novembro do ano passado o programa Mais Irrigação. Estamos levando para esse programa o conceito de integração de várias políticas, até a de habitação, por exemplo. Já houve pedido para entrarmos nos assentamentos do INCRA. Estamos planejando uma conversa com o MDA para ver como viabilizar isso e identificar os perímetros de interesse social, não só no Semiárido”, informou o ministro.

Um dos avanços nesta audiência foi o acordo na participação da CONTAG nos comitês do Programa Água para Todos e da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

Ao analisar os pontos apresentados pelo ministro, a delegação da CONTAG destacou ainda que é preciso uma atenção do Ministério quanto aos recursos disponibilizados para as ações que beneficiam diretamente a agricultura familiar, que ainda são bem inferiores ao de outros setores.

Ficou combinado que na próxima quarta-feira, 15 de maio, pela manhã, haverá uma nova negociação entre o Ministério da Integração Nacional e a CONTAG. Desta vez, será uma reunião técnica com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Regional. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico