Na manhã desta quinta-feira (06) foi lançada a Frente Parlamentar Mista de Educação do Campo, que será presidida pelo deputado Leonardo Monteiro (PT-MG). Essa Frente vem sendo articulada desde o Ato em Defesa da Educação do Campo, que aconteceu durante a reunião ampliada do Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC), no período de 10 a 12 de abril desse ano, no CESIR/ CONTAG, em Brasília.
Além dos(as) parlamentares, a Frente terá o apoio da CONTAG, MST e FONEC. A CONTAG atuava na Frente de Educação do Campo desde 2015 até 2018, que foi presidida pelo deputado Padre João (PT-MG). Neste período de retrocesso, será um espaço de debate, diálogo e luta sobre a importância da educação do campo como política pública de Estado. Os povos do campo lutaram muito por um educação do campo com processos formativos que se desenvolvam na vida, na família e na convivência .
Para Edjane Rodrigues, secretária de Políticas Sociais da CONTAG, a Frente será um espaço de denúncia do que vem acontecendo na política de educação do campo, principalmente com a publicação do Decreto que extingue as Comissões, comitês, ou seja, a participação da sociedade civil. “Não temos mais notícias do andamento dos Programas de educação do campo”, denuncia a dirigente.
O deputado Vilson da FETAEMG (PSB-MG) será o vice-presidente da Frente e afirma que “não podemos desistir do Brasil e, para isso, precisamos de um campo com pessoas com projeto de vida. Chega de um campo esvaziado”, destaca o parlamentar. A Frente fará uma reunião na próxima semana para fechar o plano de atividades com previsão de uma audiência pública em defesa do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).
FONTE: Secretaria de Políticas Sociais da CONTAG