Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGRÁRIA E AGRICOLA
CONTAG leva questões emergenciais ao MDA
WhatsApp

14 de Agosto de 2014



TEMAS RELACIONADOS:
agrária e agricola

Hoje, dia 14, pela manhã, a CONTAG realizou uma audiência com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto. O presidente Alberto Broch e os diretores(as) David Wylkerson, Zenildo Xavier, Aristides Santos, Elias D’Ângelo e Alessandra Lunas se reuniram com Rossetto e sua equipe para discutir problemáticas nas políticas públicas do campo e outras questões.

A CONTAG iniciou a reunião abordando do assassinato da dirigente sindical do MSTTR, Maria Lúcia do Nascimento, por conflito agrário, ocorrido ontem(13) em União do Sul – Mato Grosso, e levantou a necessidade de o ministro interceder pelo caso, para que a impunidade não caia sobre ele. Diante do fato, Rossetto se comprometeu a buscar informações e fazer o possível.

Em seguida, o presidente Alberto introduziu as pautas levadas pela Confederação, sobre Crédito Fundiário, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e Novo Seguro Agrícola. “A expectativa para resolução dessas questões é grande, pois o povo está angustiado. Nossa preocupação são as consequências ruins que podem resultar se elas não forem destravadas”, disse Alberto ao ministro.

A questão relativa ao crédito fundiário diz respeito ao Projeto de Lei 362, aprovado recentemente, conhecido como PL da Sucessão Rural. A CONTAG levou, através de um ofício, solicitações de adequações à lei para que ela funcione como o esperado. O secretário de Política Agrária, Zenildo Xavier, explicou melhor as demandas, entre elas a regulamentação da lei, que apesar de sancionada há alguns meses, ainda não foi regulamentada para chegar até a base. “É como se ganhássemos o jogo, mas não levássemos o troféu pra casa. Há propostas paradas em todo o Brasil por falta de regulamentação”, argumentou o dirigente. Há também problemas com os valores previstos pela política, que são muito divergentes dos valores de mercado.

Já a DAP passa por problemas operacionais que estão impedindo os agricultores(as) de concluírem seus cadastros, e que necessitam de resolução urgente para não prejudicar o acesso ao Plano Safra 2014/2015 no prazo estabelecido para renovação de contratos. Estamos sendo cobrados diariamente por vários sindicatos. Pedimos que o ministério localize o problema. Há dificuldade rotineira na demora de emissão de senhas, cadastramento de agentes, precisamos melhorar isso. “Estamos sendo cobrados diariamente por vários sindicatos, e pedimos que o Ministério localize o problema. Há dificuldade rotineira na emissão de senhas, cadastramento de agentes e precisamos melhorar isso”, explicou o secretário de Política Agrícola, David Wylkerson.

Outra pauta foi a preocupação com a normatização do Novo Seguro Agrícola, demanda atendida pelo governo nas negociações do Grito da Terra Brasil 2014 e que começa a funcionar em janeiro de 2015. A questão é que, até o momento, não houve o processo de normatização necessário, e os bancos que participarão desse novo seguro assinalaram que, se não for feita até o próximo mês , não será possível lançá-lo no prazo combinado. A última demanda apresentada diz respeito à liberação de recursos para execução do Pronaf para grupo A e AC dos assentados da reforma agrária, e um reforço sobre os problemas enfrentados atualmente com o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

Após a apresentação das questões, o ministro e sua equipe responderam ponto a ponto, esclarecendo as informações e processos que já tramitam no governo para atendimento de algumas delas. Muitos detalhes técnicos sobre a demanda do crédito fundiário para a sucessão rural começaram a ser discutidos já nesta reunião, e ficaram de ser encaminhados em um próximo encontro entre CONTAG e MDA, já na próxima semana.

“Estão claros os pontos que a CONTAG traz. Nós estamos atentos, e ratificando o que foi acordado para que as políticas funcionem como devem”, declarou o ministro Miguel Rossetto sobre o entendimento do MDA acerca dos temas apresentados.

FONTE: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico