A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) lamenta profundamente o falecimento do cineasta, professor e historiador Silvio Tendler, ocorrido na data de hoje, no Rio de Janeiro.
Silvio Tendler deixa um legado imenso para o cinema brasileiro e para a luta pela valorização da agricultura familiar. Sua parceria com a CONTAG, especialmente na produção de documentários como ‘O Veneno está na Mesa 1 e 2” e ‘Agricultura Tamanho Família ’(Trilogia da Terra) foi essencial para dar visibilidade às histórias de muitos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, à importância da produção familiar e à urgência de um desenvolvimento rural sustentável e solidário.
Por meio de sua sensibilidade e compromisso, Tendler aproximou o público urbano da realidade do campo, da floresta e das águas reforçando que a agricultura familiar é pilar da soberania e segurança alimentar. Seu olhar profundamente humano e sua narrativa combativa permanecerão como referência para nós!
Neste momento de dor, a CONTAG manifesta sua solidariedade à família, colegas e admiradores de Silvio Tendler. Sua memória seguirá viva na luta pela valorização da agricultura familiar e nos ideais de justiça social e democracia que sempre incorporou em sua obra.
Silvio Tendler, PRESENTE!
Brasília, 5 de setembro de 2025