Na manhã deste sábado, 04 de novembro de 2017, fomos surpreendidos(as) com a triste notícia do falecimento da nossa querida companheira Valdirene Gomes da Silva, grande liderança da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de São Paulo (FETAESP).
Valdirene começou sua militância nas lutas pelo direito à terra e à reforma agrária na região do Pontal do Paranapanema, em São Paulo. Logo, engajou-se no Sindicato de Presidente Epitácio, atuando na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do seu estado, especialmente das trabalhadoras rurais. Desde 2009 esteve à frente da Coordenação de Mulheres da FETAESP e da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais Agricultoras Familiares da CONTAG (CNMTR), representando com vigor o estado de São Paulo.
Há 15 dias Valdirene esteve internada, tratando-se de uma anemia severa, quando foi acometida por uma infecção hospitalar que a tirou do nosso convívio.
Valdirene sempre será para nós da Diretoria da CONTAG e da CNMTR uma grande companheira de luta, que nos anima e motiva a continuar firmes na caminhada.
Expressamos nosso grande carinho e admiração por esta forte companheira e nossa solidariedade aos seus familiares, confiantes de que o exemplo de vida deixado por Valdirene inspire-os, amenizando a dor de sua ausência.
Valdirene Gomes da Silva: Presente, presente, presente!!! FONTE: Secretaria de Mulheres Trabalhadoras Rurais Agricultoras Familiares da CONTAG