Mais uma vida perdida para a perseguição política e para a violência no campo. Maria Bernadete Pacífico, muito conhecida como Mãe Bernadete, foi brutalmente assassinada a tiros em sua casa, onde também era a sede da associação de mais de 120 agricultores e agricultores no Quilombo Pitanga dos Palmares, localizado em Simões Filho – BA, do qual ela era líder. Mãe Bernadete também era coordenadora nacional da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ), e já atuou como foi secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial em Simões Filho, entre 2009 e 2016, sendo uma referência nacional na defesa da cultura popular quilombola.
Além de todas essas lutas, Mãe Bernadete ainda travava uma batalha por justiça pela morte de seu filho, Flávio Gabriel dos Santos, o Binho do Quilombo, que em 2017 também era uma liderança comunitária e foi assassinado a tiros por homens armados, na área do quilombo.
A CONTAG lamenta a perda de mais uma liderança política, repudia esse crime hediondo e denuncia mais um episódio de violência contra pessoas do campo, pedindo por apuração dos poderes competentes e por justiça para o caso.
Diretoria da CONTAG