Começam neste mês os trabalhos do grupo interministerial responsável por diagnosticar e indicar formas de garantir a segurança e a saúde do trabalhador rural. O grupo de trabalho será composto pela Contag, Ministérios do Trabalho e Emprego, da Saúde, do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O Ministério Público do Trabalho e a Confederação Nacional da Agricultura também integram o grupo.
No ano passado, só no estado de São Paulo, cerca de 10 trabalhadores morreram nas plantações de cana-de-açúcar. Em Pernambuco foram 13 mortes. No ano de 2004, 12 trabalhadores morreram no estado de Goiás. Para o diretor de Assalariados e Assalariadas da Contag, Antônio Lucas, as mortes podem estar ligadas as condições precárias de trabalho, como alimentação inadequada, falta de equipamentos de proteção, transporte e equipamentos.
"Temos de começar a trabalhar já, a situação exige urgência. Temos a intenção de concluir os trabalhos até o final deste ano", comenta Antonio Lucas. A portaria que regulariza o grupo interministerial foi publicada no dia 3 de janeiro deste ano no Diário Oficial.
Agência Contag de Notícias