O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é tema de Seminário Nacional de Capacitação que reúne representantes da CONTAG, das Federações e as Coordenações Regionais, além de equipes dos Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e do Desenvolvimento Agrário (MDA). A ação, que será realizada em 3 e 4 de setembro, em Brasília, tem por objetivos formar os multiplicadores regionais, estaduais e locais para a implementação do CAR – Por um Brasil sustentável.
A abertura política contou com uma breve exposição do secretário de Meio Ambiente da CONTAG, Antoninho Rovaris, e do secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural do MMA, Paulo Guilherme Cabral.
“Não será fácil realizar o Cadastro Ambiental Rural, teremos que persistir, precisamos melhorar a situação dos nossos agricultores e agricultoras familiares e melhorar a nossa percepção sobre o meio ambiente. Vocês serão os capacitadores do movimento sindical em seus estados, essa é a missão que está sendo dada. Portanto, estamos com grande expectativa para a implementação do CAR e esperamos ter sucesso nessa empreitada”, destacou Rovaris.
Já Paulo Guilherme, reconheceu a importância da CONTAG e das Federações nesse processo de implementação do CAR. “Vocês se envolveram inteiramente nesse processo. A diferenciação conquistada para a agricultura familiar no Código Florestal deve-se muito ao empenho da CONTAG e das Federações. São 5 milhões de imóveis rurais no Brasil e o CAR foi criado para facilitar esse processo de regularização ambiental das propriedades. A nossa maior expectativa com vocês é orientar corretamente os agricultores e esse processo de regularização ambiental também tem que estar interligada à produção, é importante ter uma harmonia”.
Após a abertura, Antoninho Rovaris fez uma contextualização sobre a problemática ambiental e agricultura familiar. O dirigente fez um resgate sobre a crise mundial e brasileira, as possíveis causas e os impactos ambientais gerados. “Os conflitos ambientais e agrários no Brasil tem gerado muito violência no campo. Foram três trabalhadores e trabalhadoras rurais ligados à CONTAG assassinados no último mês.” Ele também destacou um dos desafios que é a de trabalhar de maneira diferente e sustentável, sem o uso de agrotóxico. “O nosso PADRSS (Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário) traz algumas reflexões nesse sentido, como a valorização do ser humano, vivendo no campo e bem.”
A programação prevê, ainda para hoje, a apresentação das principais alterações do novo Código Florestal, um panorama e diagnóstico da situação do CAR nos estados, e introdução ao Cadastro Ambiental Rural.
A manhã do segundo dia será dedicada à capacitação em Cadastro Ambiental Rural, realizada pela Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural do Ministério do Meio Ambiente. À tarde, serão discutidos os procedimentos e orientações para a operacionalização do Termo de Cooperação Técnica e Financeira, firmado entre a CONTAG e o SENAR para a realização dos Seminários Regionais.
FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi