Representantes do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) reuniram-se com a CONTAG e outros integrantes de movimentos sociais do campo, de governos estaduais, além de órgãos públicos e autarquias, para preparar o novo Programa de Oportunidades Estratégicas do País (COSOP), que definirá a operação do FIDA no Brasil para os próximos anos. A reunião foi realizada no dia 21 de agosto, em São Luís (MA).
O FIDA é uma agência especial das Nações Unidas que tem como objetivo combater a pobreza em países em desenvolvimento por meio do financiamento de projetos de produção agrícola. Atualmente existem cinco projetos executados com Governos Estaduais e um projeto executado com o Governo Federal – Procase (Paraíba), Viva Semiárido (Piauí), Dom Távora (Sergipe), Paulo Freire (Ceará), Pro Semiárido (Bahia), Dom Elder Câmara (desenvolvido em sete estados do Nordeste).
A CONTAG propôs novas frentes para a atuação do FIDA, como a expansão dos projeto para todos os estados do Nordeste; a inclusão de ações voltadas para assalariados (as) rurais; e a promoção de experiências como a pedagogia da alternância (a exemplo das Escolas Família Agrícola); o fortalecimento de assentamentos no Brasil, reforçando o acesso a politicas públicas, com reforço contínuo das questão de gênero e geração, bem como a expansão da ação do FIDA para a região Norte. As proposições oferecidas pelo grupo de trabalho formado pelos representantes de movimentos sociais e governo serão analisadas pelo fundo, que então planejará o trabalho a ser feito para contribuir com o desenvolvimento das áreas mais pobres de nosso país.
“O FIDA tem papel fundamental no desenvolvimento da Agricultura Familiar e precisa cada vez mais avançar nas frentes: sucessão rural na Agricultura Familiar, nas questões de gênero, assistência técnica e extensão rural entre outro, para que possamos superar a pobreza e a miséria nas áreas rurais”, afirma o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Willian Clementino Matias.
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto