O encontro entre dirigentes da Contag e de nove federações filiadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT) terminou hoje (25) na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Ceará (Fetraece), em Fortaleza.
"Vamos propor à Central que a Plenária Nacional da CUT, prevista para o começo do ano que vem, seja um Congresso com caráter deliberativo", informou o secretário geral da Contag, Davi Wilkerson. Ele disse também que a Contag decidiu participar da Conferência Nacional de Finanças da Central. "Vamos tentar adequar a contribuição sindical dos nossos sindicatos e federações à realidade do campo".
A vice-presidente da CUT e coordenadora de Mulheres da Contag, Carmen Foro, avaliou positivamente o encontro e disse que ele faz parte do calendário de atividades definido no último Congresso da Contag. "Temos um compromisso político com a CUT e a cada debate consolidamos a nossa filiação". A dirigente informou que os participantes discutiram questões importantes para o andamento dos trabalhos em conjunto, como a formação sindical da Contag e da CUT. "Queremos ajudar a construir uma central representativa e forte e estamos fazendo parte desse processo."
O encontro reuniu o presidente da Contag, Manoel dos Santos, o secretário de Assalariados e Assalariadas da Contag, Antonio Lucas, o secretário de Política Agrária e Meio Ambiente, Paulo Caralo, a coordenadora de Jovens, Maria Elenice Anastácio, a secretária de Formação e Organização Sindical, Raimunda de Mascena, o secretário de Finanças e Administração, Juraci Souto, o presidente da CUT Ceará, Francisco do Nascimento, e representantes de nove federações filiadas à Central.
Emmanuelle Nunes