Cerca de 11 milhões de trabalhadores e trabalhadoras rurais serão contemplados com o cadastro automático do Ministério da Previdência Social, que facilitará o acesso dos trabalhadores rurais aos benefícios previdenciários. A partir de julho, o novo sistema permitirá que o homem e a mulher do campo gastem até 30 minutos para dar entrada na aposentadoria. Representantes da Contag e de federações de diversos estados assinarão em março termo de cooperação com a Previdência. A parceria dará mais agilidade ao cadastramento rural. O anúncio ocorreu nesta segunda-feira (9) durante reunião com o ministro da Pasta, José Pimentel, e diretores do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). "O cadastramento reduzirá a necessidade de apresentação de tantos documentos para se aposentar, ou seja, haverá o reconhecimento imediato dos direitos previdenciários dos agricultores familiares", afirma Pimentel.
O cadastramento será feito nos municípios pelas entidades representativas. Para isso, dirigentes sindicais do campo e servidores das agências da Previdência Social receberão capacitação do governo.
Avaliação - A Contag e o Ministério se reunirão no dia 5 de março para avaliar o andamento das ações. "Nosso foco são os proprietários com até quatro módulos fiscais de terra; os trabalhadores da agricultura familiar beneficiados pelo Pronaf e os assentados. Este será um banco de dados muito significativo para a realidade rural, pois reconhecerá os direitos de muitos", finaliza Pimentel. FONTE: Danielle Santos, Agência Contag de Notícias.