A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) expressa a sua total solidariedade e o seu apoio às organizações que integram o Programa de Diálogo Regional Rural da América Central e República Dominicana pela ação de despejo contra agricultores e agricultoras familiares da região.
Mais de 400 famílias do distrito de Barú, província de Chiriqui, na República do Panamá, estão sofrendo a iminente expulsão da terra onde vivem e produzem alimentos por mais de 20 anos. Aliás, essa condição dá a essas famílias o direito de posse da referida terra conforme o atual “Código Agrário”.
A ordem de despejo autorizada pelas autoridades locais tem relação com o contrato firmado entre o Estado do Panamá com uma empresa transnacional (Bana Abacaxi), que pretende usar a área para outros fins.
Portanto, a CONTAG reforça a denúncia contra a expulsão dos agricultores e agricultoras familiares da área e exige que os direitos dessas famílias sejam garantidos, fortalecendo o seu trabalho de desenvolvimento rural sustentável na região.
Baixe AQUI a nota divulgada pelo Programa de Diálogo Regional Rural da América Central e República Dominicana (em Espanhol). FONTE: Direção da CONTAG