Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CONTAG ENTREGARÁ PAUTA DO GTB
CONTAG entregará pauta do Grito da Terra Brasil
WhatsApp

14 de Abril de 2015



TEMAS RELACIONADOS:
contag entregará pauta do gtb

Representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) entregarão nesta quarta-feira (15) para a presidenta Dilma Rousseff a pauta do Grito da Terra Brasil 2015, que tem como tema central “Desenvolvimento Rural Sustentável com garantia de Direitos e Soberania Alimentar”.

A pauta do 21º GTB apresenta um conjunto de reivindicações demandadas pelos agricultores/as familiares do campo brasileiro que permitem construir uma agenda positiva para o crescimento da economia com distribuição de renda, que passa pela ampliação do orçamento público para o investimento em políticas públicas estruturantes para superar pobreza, as desigualdades sociais e ampliar e universalizar os direitos de oportunidades e igualdades para os sujeitos construírem cidadania, viverem e trabalharem com dignidade e qualidade de vida no meio rural.

Assim, a CONTAG espera o Governo reconheça e valorize os sujeitos do campo, atendendo as demandas com medidas e políticas concretas para avançar com a reforma agrária, fortalecer a agricultura familiar e proteger os/as assalariados/as rurais, assegurando aos homens e mulheres o direito à terra e ao território, a transição para agroecologia visando a produção e oferta de alimentos saudáveis, preservar e conservar a biodiversidade, e fortalecer as políticas públicas de geração de trabalho decente e de proteção social e cidadania, dentre as quais destacamos a saúde, educação de campo, Previdência e assistência social, segurança e comunicação.

Em 2015 o Grito da Terra Brasil acontece de 18 a 22 de maio, assim como no ano anterior, acontecerá de forma conjunta em todo Brasil, unindo em só grito, trabalhadores e trabalhadoras rurais dos municípios, estados e em Brasília.

Vale ressaltar!

Mais de 12 milhões de pessoas, vivem, trabalham, geram renda e são responsáveis por 38% do Valor Bruto da Produção Agropecuária Nacional. Destaca-se também, a participação de 4,1 milhão de assalariados e assalariadas rurais que contribuem expressivamente para a produção de riqueza no campo. A força produtiva e econômica da agricultura familiar e do trabalho assalariado, associada à dinâmica social, cultural e organizacional dos povos do campo movimenta o interior do Brasil e faz do espaço rural um lugar possível de se construir o bem-viver. Entretanto, o agronegócio e os grandes projetos de infraestrutura continuam investindo pesadamente sobre os territórios da agricultura familiar e sobre áreas protegidas institucionalmente, impondo um modelo produtivo padronizado e dissociado da estratégia de abastecimento interno e de garantia da soberania alimentar. Da mesma forma, os assalariados e assalariadas rurais continuam em grave situação de vulnerabilidade e submetidos à violação de direitos, inclusive ao trabalho análogo a escravidão.

Diante desta situação e da conjuntura política e econômica que estamos vivendo, o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais reivindica que vosso Governo adote medidas estruturantes e justas, realizando as mudanças necessárias para avançarmos com o desenvolvimento rural sustentável e solidário. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG- Barack Fernandes



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico