A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) realizou na manhã desta terça-feira (13) manifestação em frente ao Congresso Nacional para apresentar a pauta de negociação do Grito da Terra Brasil/2008. O movimento sugere debates para a construção de proposições e pede a aprovação de propostas que interessam ao Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.
A coordenação do movimento entregou a senadores documento com pedido de aprovação de propostas como o Projeto Lei de Conversão (PLV) 8/08, proveniente da Medida Provisória 410/07, em pauta no Senado. A proposição acrescenta artigo à Lei 5.889/73,para criar o contrato de trabalhador rural por pequeno prazo, estabelecer normas transitórias sobre a aposentadoria do trabalhador rural e prorrogar o prazo de contratação de financiamentos rurais. Foi pedida também a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) 438/2001, em tramitação na Câmara dos Deputados, que determina a expropriação de áreas onde for constada a exploração de trabalho escravo.
A Contag realiza todo ano, no mês de maio, o Grito da Terra Brasil que é a sua principal ação de mobilização. A entidade conta com a participação de 25 milhões de trabalhadores rurais, 27 federações estaduais e mais de quatro mil sindicatos de trabalhadores rurais.
FONTE: Agência Senado - 13/05/2008 - 14h01