Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
GTB 2011
Contag entrega pauta do GTB à presidenta Dilma Rousseff
WhatsApp

01 de Abril de 2011

TEMAS RELACIONADOS:
gtb 2011

Com quase 200 itens de reivindicação, a audiência de entrega da pauta foi marcada pelo bom humor da presidenta e pelo seu compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar

Em um clima descontraído, mas nem por isso com menos seriedade, a Contag entregou nesta sexta-feira (1º), à presidenta da república Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, a pauta de reivindicação do 17º Grito da Terra Brasil, que acontece de 16 a 20 de maio. O ato contou com a presença da executiva da Contag e de representantes das 27 federações.

O presidente da Contag, Alberto Broch, apresentou a pauta e disse que há 17 anos o MSTTR apresenta as reivindicações e negocia políticas públicas para o campo brasileiro. O dirigente relatou que durante o governo Lula muitas coisas avançaram, “mas ainda temos pendências, porque o Estado abandonou essa gente por mais de 500 anos”, relacionou.

Para que a presidenta ouvisse imediatamente algumas reivindicações da agricultura familiar, Broch enumerou pontos de pauta que se referem especificamente ao combate a pobreza rural, às questões de gênero e geração de riqueza. Em relação ao Pronaf, o presidente disse que o programa precisa de amplitude, “para que os agricultores possam ter condições de comercialização e geração de renda”, reivindicou.

No tocante a geração de renda, o representante dos trabalhadores (as) rurais foi bem enfático ao dizer que a garantia de renda é fundamental para fixar o agricultor no campo. E ainda nesse assunto cobrou o apoio ao cooperativismo e a agroindústria familiar.

Broch não esqueceu de mencionar pontos de reivindicação referentes aos jovens e à terceira idade, e também reservou espaço para cobrar pontos pertinentes à reforma agrária. “Não é possível que a gente não consiga atualizar os índices de produtividade, nós temos várias propostas para ajudar a solucionar essa questão”, acrescentou ao requerer também melhorias no programa de crédito fundiário.

Código Florestal – Em sua fala o presidente da Contag disse que a entidade é favorável à adequação do Código Florestal, mas que não abre mão que o texto introduza a conceituação da agricultura familiar. Para ele a retirada do termo seria um retrocesso na luta de anos dos milhares de agricultores (as) familiares brasileiros.

Ao receber as reivindicações, Dilma Rousseff colocou o boné da Contag, posou para fotos e disse que não se assusta com a pauta de quase 200 itens. A presidenta agradeceu a presença de todos e a atuação do MSTTR durante a eleição. “Naquele momento conseguimos ter uma posição clara do fortalecimento da agricultura familiar”, disse.

A presidenta disse que a agricultura familiar está no centro do programa de erradicação da pobreza. “Não haverá desenvolvimento se não levarmos políticas públicas para as regiões rurais do Brasil”, salientou. Dilma também fez menção à inclusão produtiva, à geração de renda e políticas sociais como educação do campo.

Gênero - Por fim a presidenta reservou um momento para falar sobre seu compromisso com as mulheres. Disse que seu governo tem uma grande responsabilidade em relação às mulheres e que a questão não vai ser do dia e nem do mês da mulher, mas de um compromisso de governo.

Dilma Rousseff afirmou que estará com as trabalhadoras rurais em agosto na Marcha das Margaridas. A secretária de Mulheres da Contag, Carmen Foro, disse que entregar a pauta do Grito da Terra depois de 17 anos a uma mulher tem um sentido muito especial. “Há sinais verdadeiros de mudança nesse país e a questão das mulheres vai avançar”, disse a sindicalista.Carmen socializou um pouco da expectativa em relação a organização da Marcha das Margaridas e falou do desafio de trazer a Brasília 100 mil mulheres.

Por fim, ficou decido que o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence e o secretário executivo da Presidência da República, Gilberto Carvalho serão os responsáveis pela organização da negociação da pauta do GTB com o governo. O trabalho vai envolver 15 ministérios. FONTE: Agência Contag de Notícias - Suzana Campos



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico