Representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) se reuniram no início da noite desta terça-feira (15) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para apresentar pauta com 72 reivindicações do "Grito da Terra", evento que será realizado em Brasília entre os dias 12 e 16 de maio.
O secretário de política agrícola da Contag, Antoninho Norvaris, disse que a principal reivindicação é a renegociação da dívida dos produtores rurais. "Sem esse processo, a agricultura familiar dos assentados da reforma agrária não terá as condições necessárias para fazer um desenvolvimento sustentável", afirmou.
Outra reivindicação da Contag está ligada à produção de biodiesel. A entidade é contra o uso extensivo da soja para a produção do combustível. "Nós entendemos que não se pode continuar com o biodiesel sendo fabricado com a matriz energética da soja. Teremos que ter políticas públicas de financiamento, de zoneamento agrícola, de pesquisa no sentido de usar outras oleaginosas", declarou.
Segundo Norvaris, Lula teria proposto um novo encontro com representantes da Contag na próxima semana para discutir outros pontos da pauta. A entidade ainda pede aumento de tetos de financiamento, abertura de novas linhas de crédito para o desenvolvimento da agricultura familiar e alterações na previdência social rural.
A Contag pretende reunir cerca de 10 mil trabalhadores rurais em Brasília durante o Grito da Terra. FONTE: G1 Notícias/Globo.com