Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MARCHA
Contag encerra Encontro de Preparação da Marcha das Margaridas
WhatsApp

01 de Dezembro de 2006

TEMAS RELACIONADOS:
marcha

Em clima de muita euforia, a Contag encerrou em Brasília nesta quarta-feira (29) o Encontro de Preparação da próxima Marcha das Margaridas, que acontece no ano que vem. Com o lema ?2007 razões para marchar?, cerca de 50 mil mulheres estarão em Brasília, em agosto, para lutar contra a fome, a pobreza e a violência.

O Encontro marcou o lançamento oficial da Marcha, durante o seminário preparatório. A coordenadora da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadores Rurais da Contag e vice-presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Carmen Foro, explicou que a Marcha das Margaridas reflete todo o desejo que as trabalhadoras rurais têm de lutar pela vida e pela igualdade.

?Precisamos dialogar essas questões com a sociedade. E é de fundamental importância para nós, por que as questões do campo sempre ficaram meio que escondidas, muito mais para as mulheres do campo. Assim, as mulheres do campo têm todo um ritual de preparação das suas discussões, daquilo que elas trazem para o debate. Lançamos a Marcha perto de autoridades importantes, e queremos dizer para as autoridades da nossa pauta política, do que queremos para o Brasil e para todas nós?, explicou a dirigente.

Em seu discurso, o presidente da Contag, Manoel dos Santos, lembrou o histórico de luta das mulheres no movimento sindical. Ele falou da institucionalização das cotas e do aumento da participação feminina no sindicalismo. ?Sem dúvida, quando ingressei no movimento sindical, no início dos anos 80, havia uma outra fisionomia, um outro espaço inteiramente diferente, que era um movimento muito mais de presença de homens, onde as mulheres eram tratadas apenas como dependentes de seus esposos no rodapé da carteira e a grande maioria delas não tinha sequer o direito de se associar.

Hoje, nós temos a grande maioria das mulheres participando, em primeiro lugar como sócias. Boa parte das federações já possui dirigentes mulheres, algumas delas presidentes?, destacou Manoel dos Santos.

O ministro do desenvolvimento agrário, Guilherme Cassel, também lembrou das conquistas das mulheres que são resultados de outras Marchas das Margaridas. Um exemplo é a campanha nacional de documentação, que já beneficiou 165 mil mulheres. Outra conquista é a titulação conjunta e o Pronaf Mulher. Cerca de 8 mil e 900 mulheres já acessaram o crédito, totalizando 56 milhões de reais aplicados. O ministro falou da importância da Marcha. ?O mérito é de sempre positivamente pressionar o governo em busca de políticas públicas que possam garantir e encaminhar autonomia social e econômica das mulheres. A Marcha das Margaridas tem sido isso: permitir momentos importantes de reflexão da sociedade brasileira de mobilização das mulheres trabalhadoras rurais e de pressão sobre os governos que respondam positivamente à demanda das mulheres no campo.

A terceira edição da Marcha das Margaridas será em agosto e terá duração de dois dias. 50 mil mulheres devem marcharão em Brasília. FONTE: Agência Contag de Notícas



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico