A CONTAG é a maior entidade de representação dos agricultores e agricultoras familiares na América Latina e vem ampliando a sua atuação no âmbito internacional, integrando importantes espaços e fóruns de debate e proposição de políticas públicas. De domingo (19) a quarta-feira (22), o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, que também é o secretário-geral da COPROFAM, participou de reuniões em Roma, na Itália, do Grupo Assessor do Mecanismo da Sociedade Civil e do Comitê de Segurança Alimentar (CSA) da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
O CSA é a principal plataforma internacional de debate sobre a garantia da soberania e segurança alimentar e nutricional no mundo. E o grupo teve a oportunidade de reunir-se oficialmente, pela primeira vez, com o novo presidente do Comitê, eleito em outubro desse ano.
“Nessa e em outras reuniões que participamos durante a semana, conseguimos pautar a defesa das políticas públicas para a agricultura familiar, colocando no centro a questão da terra, da água, do desenvolvimento e a questão da fome no mundo”, explicou Alberto Broch.
A agenda internacional da Confederação segue nos próximos dias. O presidente e o vice-presidente da CONTAG, Aristides Santos e Alberto Broch, respectivamente, participam de um encontro internacional de sindicalistas no Vaticano, com a representação de mais de 40 países e a expectativa é que o Papa Francisco participe nesta sexta-feira (24) do evento. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi