A CONTAG vai sediar nos dias 9 a 11 de maio o 2º. Encontro dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura e Alimentação, com representações de países das três Américas e do Caribe. Nesta segunda-feira (16), a entidade recebeu o secretário geral da União Internacional Sindical (UISTAACT), o francês Julien Huck, e o coordenador regional da UIS para Agricultura e Alimentação nas Américas, o cubano Blas Berriel Pena. Juntamente com o secretário Geral da CONTAG, David Wylkerson, com o secretário de Formação e Organização Sindical, Juraci Souto, e com a assessoria da Secretaria de Relações Internacionais, realizaram uma reunião de preparação do evento.
Segundo David, foram discutidos os temas, as estratégias e a metodologia que será aplicada no encontro. Além de todos os outros aspectos de organização de um evento desse porte. “Estamos com uma expectativa muito grande e bem animados para realizar esse encontro. Apesar de termos mais responsabilidades, estamos contentes com o reconhecimento que a CONTAG vem conseguindo ter com todas as organizações internacionais”, destaca o secretário.
A estimativa da comissão organizadora é reunir um público de 120 a 150 pessoas, representando cerca de 50 países. No entanto, o Brasil deverá participar com uma delegação de aproximadamente 50 lideranças. “Vamos contar com a participação da Coprofam, que é coordenada pela nossa companheira Alessandra Lunas, e as representações do Canadá e Estados Unidos também já confirmaram a presença”, informou David.
No dia 16, o grupo se reuniu ainda com o chefe da Assessoria para Assuntos Internacionais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Francesco Maria Pierri, para tratar do encontro, que terá como foco o debate sobre a situação da agricultura familiar, dos assalariados e assalariadas rurais e dos trabalhadores(as) da alimentação. “O Brasil é um dos poucos países onde esses segmentos se organizam em estruturas diferentes. Na maioria das nações esses trabalhadores se organizam em uma só estrutura”, atesta.
Para David, a escolha da CONTAG para sediar o evento comprova que a entidade se tornou uma referência mundial na organização da classe trabalhadora. “Demonstra o reconhecimento da grandeza que é a CONTAG, da importância política que tem para ajudar na construção de políticas públicas. Mas, ao mesmo tempo que nos orgulha, aumenta a nossa responsabilidade de continuar sendo esse referencial não só para as Américas, como para o mundo inteiro”, afirma. FONTE: Imprensa Contag - Verônica Tozzi