A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) recebeu com bastante consternação a notícia da tragédia de Suzano/SP, ocorrida nesta quarta-feira (13). Um jovem e um adolescente assassinaram oito pessoas, entre alunos e funcionários de uma escola pública e um comerciante local, deixaram várias pessoas feridas e, em seguida, se suicidaram.
A tragédia chocou o Brasil e o mundo. Coincidentemente, nesta semana, a CONTAG reúne em Brasília cerca de 130 jovens acampados e assentados e lideranças sindicais para o Encontro Nacional sobre Reforma Agrária e Juventude, onde discutiram o tema da reforma agrária, sucessão rural e violência no campo, por exemplo. Todos(as) os(as) participantes receberam a notícia com muita dor, tristeza e, ao mesmo tempo, com preocupação. O caso de Suzano fez o grupo refletir sobre a flexibilização da posse de arma, o perigo de armar as pessoas sem controle, sobre a sensação de insegurança nas escolas, nas ruas, sobre a intolerância cada vez mais crescente, inclusive no meio rural, entre outras questões.
Portanto, tanto a CONTAG quanto os(as) participantes do Encontro Nacional sobre Reforma Agrária e Juventude repudiam essa tentativa do governo de armar a população, pois, casos como o de Suzano, podem virar recorrentes e fazer ainda mais vítimas.
Também fica a nossa total solidariedade e apoio às vítimas e às famílias e reforçamos a nossa luta e compromisso com a Paz e com a Vida. FONTE: Diretoria da CONTAG e participantes do Encontro Nacional sobre Reforma Agrária e Juventude