A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) - Campus Planaltina promoverão a aula inaugural do Curso de Extensão em Formação de Multiplicadores(as) em Agroecologia, nesta quinta-feira (19 de janeiro), das 14h00 às 16h15, por meio virtual com transmissão pelas páginas do Facebook da CONTAG e do IFB Campus Planaltina.
Um dos momentos que marca a aula inaugural é o painel: Agroecologia e o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), com apresentação do assessor da CONTAG, Arnaldo Brito e o agroecólogo e economista consultor da FAO e do PNUD, Jean Marc.
Coordenado pelas Secretarias de Meio Ambiente e de Políticas Sociais e com o envolvimento de outras Secretarias da CONTAG, o curso tem 120 educandos(as), dentre dirigentes sindicais, funcionários(as) do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG) e professores(as) do IFB, e acontecerá até junho deste ano de forma intercalada entre aulas por meio virtual e tempo comunidade (atividades em campo).
“Diante dos retrocessos ambientais que vivenciamos no Brasil nos últimos anos, o Curso será de grande relevância para dialogarmos sobre o papel da agroecologia na preservação ambiental e na geração de renda para agricultura familiar”, compartilha a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Paula Bonetti.
A partir do Curso, a CONTAG espera criar uma Rede de Agroecologia do Sistema Confederativo, fortalecer as experiências já existentes e impulsionar a multiplicação formativa dos saberes agroecológicos através de parcerias com outras organizações sociais e governamentais nos estados e municípios.
“O Curso de Extensão em Formação de Multiplicadores(as) é fruto de acordo firmado entre a CONTAG e o IFB. Parceria que tem se dado em outros processos formativos desenvolvidos pelo Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG). Vale destacar que o Curso tem como base uma educação contextualizada com ênfase na educação do campo e popular como apontam as linhas da Política Nacional de Formação da ENFOC|CONTAG”, frisa a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.
Fonte: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes