O presidente da CONTAG, Alberto Broch, e o secretário de Políticas Sociais, José Wilson Gonçalves, participaram de audiência no Palácio do Planalto, na manhã desta terça-feira (29), articulada pelo presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, deputado federal Heitor Schuch (PSB-RS), dando sequência à audiência pública realizada na Câmara dos Deputados, em 18 de outubro, que debateu o tema da agricultura familiar, as políticas sociais, a reforma da Previdência, dentre outros assuntos.
Na audiência de hoje, além da CONTAG, estavam presentes representantes de entidades como a Faser, Asbraer, entre outras, e a pauta central tratada com a Casa Civil foi a volta do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A reforma da Previdência Social também foi debatida. “Levamos oficialmente ao governo que não aceitamos mexer nos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Aceitamos discutir melhorias na Previdência, mas não aceitamos a retirada de direitos. Nesta audiência, a CONTAG propôs à Casa Civil a criação de um grupo de trabalho com a participação da CONTAG para a discussão da reforma da Previdência antes de o governo enviar o projeto para o Congresso Nacional”, explicou o presidente da CONTAG. Segundo Broch, na ocasião também foi pautado o Crédito Fundiário e outras temáticas ligadas à agricultura familiar.
O chefe de gabinete da Casa Civil, que substituiu o ministro Eliseu Padilha na audiência, fez o compromisso de encaminhar as propostas ao ministro e adiantou que, quanto à volta do MDA, alguns setores do governo defendem e que essa retomada está em análise. “Sobre a criação do grupo de trabalho para discutir a reforma da Previdência, o representante do governo disse que estudará com carinho a proposta da CONTAG. Portanto, continuaremos pautando esses temas e estamos no aguardo de novas agendas para dar prosseguimento às negociações”, disse Broch. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi