Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MEIO AMBIENTE
Contag e MMA criam agenda permanente de diálogo
WhatsApp

07 de Novembro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
meio ambiente

A secretária executiva do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Izabella Mônica Vieira Teixeira, recebeu nesta quinta-feira (6) a equipe da Contag, liderada pela secretária de Políticas Sociais, Alessandra Lunas. Na reunião, foi criado um espaço permanente de diálogo entre Confederação e Ministério. A iniciativa representa uma conquista histórica do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e reflete o amadurecimento do Ministério do Meio Ambiente no tratamento das questões sociambientais. Além disso, no encontro, a pauta proposta pela Entidade foi aceita, debatida e encaminhada por Izabella Teixeira.

Além da secretária executiva do MMA, a reunião contou com a presença do diretor de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, Paulo Guilherme Cabral; da secretária de Biodiversidade e Floresta, Maria Cecília de Brito. Também estiveram presentes outros dirigentes e assessores do Ministério, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do IBAMA.

A próxima reunião ficou agendada para o dia 16 de dezembro, às 15h. Apesar de se tratar de passos iniciais, o tratamento diferenciado dado pelo MMA à CONTAG ao criar uma agenda permanente de diálogo se traduz em um reconhecimento das demandas do campo, especificamente da agricultura familiar, na formulação e implementação da Política Ambiental do país.

Encaminhamentos dados aos pontos da pauta, apresentada pela Contag:

1) Assentamento da reforma agrária na Zona de Amortecimento e no interior do Parque Nacional da Serra da Bodoquena (Mato Grosso do Sul) - criação de grupo de trabalho formado pelo MMA, ICMBio, Incra e Contag. A primeira reunião está marcada para terça-feira (11). O prazo de conclusão e de solução dos conflitos é final de 2008.

2) Criação do Parque Nacional da Serra Vermelha e/ou ampliação do Parque Nacional da Serra das Confusões (Piauí) - Foi criado grupo de trabalho de estudos técnicos que tem participação do Governo Federal e o Governo do Estado do Piauí. A conclusão dos estudos é dia 25 de novembro. Posteriormente, será realizada reunião com a Contag para a apresentação dos estudos de delimitação das áreas e abertura de debate.

3) Conflitos sociais gerados com a criação da Reserva Biológica da Mata Escura (Minas Gerais) - criado grupo de trabalho de estudos técnicos para a redefinição dos perímetros delimitados. O grupo tem 90 dias para concluir o trabalho e encaminhar projeto de lei ao Congresso Nacional, após apresentação dos resultados e abertura de debate com a Contag.

4) Audiência com o Ministro Carlos Minc para tratar de assunto relativo ao Programa de Desenvolvimento Socioambiental da Produção Familiar Rural (Proambiente) - será marcada reunião com o grupo de trabalho do Conselho Nacional do Proambiente, e a secretária executiva do MMA, Izabella Teixeira, para preparação da pauta da reunião com o Ministro Carlos Minc.

5) Impactos da aplicação do Decreto 6.514/2008, que dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente na agricultura familiar - A secretária Izabella Teixeira se comprometeu a encaminhar proposta para a definição de salvaguardas para a agricultura familiar e para inclusão da Contag no debate de revisão do Decreto.

6) Realização de projeto de educação ambiental para incentivar o desenvolvimento de boas práticas rurais. A iniciativa será desenvolvida pela Contag em conjunto com o MMA a fim de capacitar, sensibilizar e mobilizar os trabalhadores e trabalhadoras rurais nas questões referentes ao meio ambiente - Reunião agendada entre a Confederação e a diretora de Educação Ambiental do MMA, Lúcia Anello, para discussão e encaminhamento de proposta.

7) Licenciamento Ambiental em Assentamentos da Reforma Agrária - O diretor de Licenciamento e Avaliação Ambiental do MMA, Volney Zanardi, falou sobre as oficinas regionais que vem sendo realizadas com coordenação conjunta entre MMA e MDA. Nesses espaços, estão sendo encaminhadas propostas de ajustes e de soluções para os problemas estaduais.

8) A secretária executiva do MMA solicitou o reenvio da proposta da Contag para o Decreto de Regulamentação da Lei da Mata Atlântica.



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico