Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
EDUCAÇÃO DO CAMPO
CONTAG e IFB fazem acordo de cooperação para oferecer cursos aos trabalhadores(as) rurais
WhatsApp

05 de Dezembro de 2013


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
educação do campo

Os cursos, vinculados ao Pronatec Campo, têm o objetivo de construir uma referência metodológica e pedagógica de formação profissional no campo.

ACONTAG e o Instituto Federal de Brasília (IFB) assinaram acordo de cooperação vinculado ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Campo), com a proposta de ampliar a formação e qualificação profissional dos trabalhadores(as) rurais. Serão realizados três cursos de formação inicial e continuada (FIC), com o intuito de ser uma referência em formação para cursos técnicos na área do Cooperativismo, da Agroindústria e dos Serviços Públicos. Os cursos FICs serão: Agente em Desenvolvimento Cooperativista, Manipulador de Alimentos e Auxiliar Administrativo. A previsão é que eles comecem a ser oferecidos em outubro de 2013 e tenham a duração de até um ano e meio cada.

Trata-se de uma experiência referêncial, na qual será construída uma proposta metodológica e pedagógica que sirva de base para a educação técnica no campo e para a atuação do MSTTR. As primeiras turmas envolverão 120 educandos, 40 para cada curso, de seis estados (DF, GO, BA, PI, TO e MG) que já foram selecionados e estão em processo de matrícula junto ao IFB.

Para o Secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson Gonçalves, é importante destacar o envolvimento das FETAGs na mobilização nos estados e no acompanhamento dos cursos. Ele aponta que a parceria entre IFB e CONTAG ajudou a fortalecer a interlocução interna na Confederação, na medida em que grupos de trabalhos de diversas áreas da instituição foram formados para construir uma proposta pedagógica dentro dos princípios da educação do campo. “Queremos construir um referencial de educação e de formação técnica contextualizada a partir das diversidades regionais, culturais e produtivas no campo brasileiro e que se contraponha ao modelo hegemônico do agronegócio, predominante nas redes de ensino atualmente. Queremos qualificar as pessoas para o mundo do trabalho, para a vida social e para a realidade do meio rural. Além da produção de alimentos, queremos um campo de produção de vida, de cidadania e de cultura”.

O dirigente afirma que essa experiência de articulação contribuirá com a realização de um novo desafio, que é a oferta de cursos de Licenciatura em Educação do Campo. No Centro-Oeste, já está sendo discutida com a Universidade de Brasília, Universidade Federal de Tocantins e Universidade Federal de Goiás. “A depender do ambiente político/institucional, essa proposta pedagógica e estratégia de mobilização pode reforçar o MSTTR nas experiências de trabalho e mobilização que já vêm ocorrendo junto às universidades e outras instituições de ensino nos seus estados. Pode estimular as nossas lideranças sindicais das federações e dos sindicatos a aproveitarem o momento oportuno de ampliar a participação dos agricultores(as) familiares e assentados(as) da Reforma Agrária no ensino superior”, afirma José Wilson.

A proposta metodológica terá a pedagogia da alternância como uma dos seus pilares: os educandos estudarão 15 dias na sede da CONTAG, em Brasília, período chamado Tempo Escola, e outros 15 dias em suas comunidades, período chamado de Tempo Comunidade. Neste, o principal objetivo é dar a oportunidade para que os educandos apliquem em seus ambientes de trabalho os conhecimentos aprendidos e levem para a sala de aula suas dúvidas e seus conhecimentos, provocando assim trocas de informação e tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e mais adequado à realidade em que os trabalhadores(as) vivem. A parceria entre a CONTAG e o IFB oferecerá ainda dois cursos, Espanhol e Operador de Computador, para os funcionários da Confederação. Com a duração de sete meses, o objetivo é fortalecer os quadros profissionais do movimento sindical com conteúdos úteis às atividades de luta em defesa dos interesses dos trabalhadores(as) rurais. Ambos serão formados por uma turma de 30 pessoas cada, com aulas semanais, apresentando as ferramentas básicas de cada conteúdo. Pronatec – A parceria nasceu da avaliação da necessidade de ampliar o atendimento às demandas educacionais da população do campo. No âmbito do Pronatec Campo, a partir de metodologia, conteúdos e estratégias construídos conjuntamente entre o IFB e a CONTAG.

O Pronatec foi criado pelo Governo Federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros(as). O programa conta com diversas instituições, entre elas o Ministério do Desenvolvimento Agrário com o Pronatec Campo, diretamente relacionado às demandas educacionais da área rural. O Pronatec Campo é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e desenvolvido junto às instituições de ensino técnico federais de todos os estados brasileiros. As federações estão envolvidas nos comitês estaduais onde as demandas estão sendo pactuadas, ou seja, onde os cursos, metas e os conteúdos da proposta pedagógica são definidos em conjunto com os movimentos sociais e sindicais do campo, o MDA, e as entidades que irão ofertar os cursos.

A meta do Pronatec Campo para o ano de 2013 é oferecer 27 mil vagas distribuídas em 20 cursos, disponíveis em todos os estados. O curso que apresenta maior demanda é o de Agricultor Familiar, com 5.942 vagas neste ano. Destaca-se a importância dos trabalhadores(as) rurais buscarem junto às Federações informações para participarem deste processo e ampliar os espaços de formação e qualificação profissional no campo, qualificando também a atuação do MSTTR. FONTE: Imprensa CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico