Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CONSELHO DELIBERATIVO
CONTAG e FETAGs fazem balanço positivo do ano de 2012
WhatsApp

01 de Dezembro de 2012


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
conselho deliberativo

O balanço geral feito pela CONTAG e Federações de Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (FETAGs) foi bastante positivo, segundo análise realizada pelos dirigentes sindicais na última reunião do Conselho Deliberativo da Confederação, realizada de 21 a 23 de novembro, em Brasília. A abertura do encontro contou com um intenso debate e reflexão a partir das informações da análise de conjuntura feita pelo jornalista Paulo Henrique Amorim (notícia abaixo). Nesses três dias, também foram aprovadas as propostas encaminhadas pelo Coletivo Nacional de Finanças sobre Gestão Administrativa e Financeira, dentre as quais a previsão orçamentária para o exercício de 2013, que avalia financeiramente a realização do 11º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (11º CNTTR) e a recomendação para que o Orçamento Participativo seja discutido nas Plenárias Estaduais/ Regionais de preparação para ao 11º CNTTR, envolvendo diretamente as FETAGs nessa discussão. Avaliações dos eventos promovidos pela Confederação nos últimos meses e das eleições municipais, deliberações para os próximos eventos a serem realizados e outras atividades também fizeram parte da programação ao longo destes três dias.

O Conselho Deliberativo da CONTAG elegeu ainda a Comissão Coordenadora do 11º CNTTR, que tem como atribuições coordenar e orientar os trabalhos do 11º CNTTR; supervisionar os serviços auxiliares e de organização; cumprir, fiscalizar e assegurar o cumprimento do regimento interno e do Estatuto da CONTAG; julgar os recursos a ela encaminhados; e eleger a Comissão Eleitoral do 11º CNTTR (a lista completa da Comissão Coordenadora do 11º CNTTR está disponível no site da CONTAG, na página de Documentos do Congresso).

A preparação para o Grito da Terra Brasil 2013 também foi abordada durante a reunião, sendo discutida com base nas opiniões dos representantes das Federações sobre a pauta e o monitoramento das negociações, tendo como referência o GTB 2012. Um dos pontos altos do conselho foi o debate sobre a situação da seca na região semiárida brasileira. O tema foi discutido pelos dirigentes, seguido de duas audiências com o Ministério da Agricultura e Secretaria Geral da Presidência da República (leia matéria na página 6).

O presidente Alberto Broch também avaliou positivamente o encontro. “Foi uma das melhores reuniões do Conselho dos últimos anos, pois aprovamos muitas questões importantes para o CNTTR, para o crescimento da CONTAG e também no que diz respeito ao problema da seca, que assola, sobretudo, o semiárido nordestino. E tudo aconteceu em um alto nível de debate político”, acrescentou. Esta foi a última reunião do ano do Conselho Deliberativo da CONTAG, que normalmente realiza duas reuniões ordinárias e uma extraordinária por ano.



CENÁRIOPOLÍTICO

Paulo Henrique Amorim faz análise da conjuntura política



Foto: César Ramos

A reunião do Conselho Deliberativo da CONTAG começou com a tradicional análise de conjuntura. Desta vez o convidado para fazer esta abertura foi uma figura nacionalmente conhecida: o jornalista Paulo Henrique Amorim. Em sua fala, que durou cerca de uma hora e meia, ele abordou o cenário político nacional, o resultado das eleições municipais de 2012, as perspectivas para o futuro, dentre outros assuntos.

Ao falar sobre o futuro político do país, ele mostrou-se preocupado com o prenúncio de um novo golpe no país liderado pelo Poder Judiciário e apoiado pela grande mídia. “O PT (Partido dos Trabalhadores) venceu três vezes a eleição para a Presidência da República, mas não levou. Afinal, não conseguiu conquistar a imprensa, o Judiciário e nem tem a maioria do Congresso Nacional”.

Em relação às eleições partidárias de 2014, o jornalista alerta que as perspectivas não são boas. De acordo com o atual cenário político, a previsão é que a oposição invista em uma “campanha suja”, como a que foi protagonizada por Serra em 2010 na disputa com Dilma Rousseff. “Tudo isso porque o que está em jogo é o quarto mandato de um(a) presidente da República da classe trabalhadora”. DEBATE A diretoria e assessoria da CONTAG e dirigentes das FETAGs tiveram a oportunidade de fazer perguntas e reflexões sobre os assuntos abordados. Todos reafirmaram que está posta uma disputa de projetos políticos e que o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) está do lado da classe trabalhadora.

Outras questões debatidas foram a necessidade de haver uma liberdade de expressão de fato, a democratização dos meios de comunicação, a criação de uma TV Estatal, o poder da bancada ruralista, o cenário político na América Latina, dentre outras.

O momento de análise de conjuntura é importante para que os debates do Conselho ocorram de forma mais próxima à política atual, por isso é realizado logo no início das reuniões do Conselho Deliberativo. FONTE: Imprensa CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico