O Coletivo de Políticas Sociais da Contag debateu, ao longo da última segunda-feira (14) e de ontem (15), temas relativos às áreas de educação, previdência, crianças e jovens. Na pauta de educação, foram relembradas as ações reivindicadas durante o GTB 2008 e já em fase de aplicação, como o lançamento dos editais de licenciatura da educação do campo. Um assunto que preocupa o grupo é o descumprimento da meta de construção de escolas por causa das informações que deveriam ter sido encaminhadas ao governo pelos municípios.
Na área de previdência, os dirigentes discutiram com o Coletivo de Assalariados e Assalariadas Rurais a regulamentação da Lei 11.718/08, sobre a previdência rural. "A gente corre contra o tempo porque enquanto não sai a regulamentação, não se pode aplicar a lei. Por conta disso, os benefícios ficam parados, o que pode prejudicar o trabalhador e trabalhadora rural", afirma Alessandra. Segundo ela, o assunto irá para o Conselho Deliberativo, que começa nesta quarta-feira. Nele, vai ser definida a possibilidade de realização de seminários estaduais em conjunto com as duas secretarias, de modo a capacitar os dirigentes e assessores a respeito do assunto.
Ainda hoje, o Coletivo de Políticas Sociais aborda a importância do projeto da Contag com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre proteção infanto-juvenil. Na ocasião, representantes da OIT participarão dos debates. FONTE: Danielle Santos