Teve início nesta terça-feira (13), a Oficina Estadual de Sistematização de Experiencias: Mutirão pela Cidadania dos Trabalhadores (as) Rurais e Eleições Diretas e Unificadas do MSTTR - ES, promovida pela CONTAG, por meio da secretaria de Formação, Organização Sindical e Comunicação da FETAES. A oficina acontece na pousada Brisa na Barra, Barra do Jucu, Vila Velha ES.
A Oficina se baseia em duas experiências que vêm se destacando cada vez mais nos últimos anos em âmbito nacional, merecendo um ‘novo olhar’ sobre os mesmos na perspectiva da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC): o Projeto Mutirão do Sindicato pela Cidadania dos trabalhadores e trabalhadoras Rurais e as Eleições Diretas e Unificadas do MSTTR-ES.
Participam aproximadamente 30 lideranças sindicais, além da secretária de Formação, Organização Sindical e Comunicação da FETAES, Augusta Búffolo, a assessora da CONTAG, Silvia De-Zan e a educadora popular da rede ENFOC, Iara Lins.
Os trabalhos iniciaram com apresentação dos participantes. Prestigiaram a abertura oficial da oficina, o delegado do MDA/ES, Josean de Castro; o subsecretário de Direitos Humanos do Governo Estado, José Gerônimo Brumatti e o ex-subsecretário de direitos Humanos do Governo do Estado, Perly Cipriano.
Neste momento coordena os trabalhos falando sobre educação população e sistematização, a educadora popular da ENFOC, Iara Lins. De acordo com a secretária de Formação e Organização Sindical e Comunicação, Maria Augusta Búffolo, para a FETAES e para o conjunto dos 60 sindicatos filiados este é um momento ímpar. "Ter a oportunidade de registrar e sistematizar essas duas experiências exitosas em nosso Estado, que muito contribui para fortalecer a democracia e ampliar a participação dos trabalhadores e trabalhadoras rurais nos espaços importantes de decisão e de conhecimento das bandeiras de lutas do MSTTR, é de extrema importância”, destaca a secretária.
Foi o que despertou na CONTAG, a ideia de registrar essas duas experiências a cerca dos relatos das lideranças que vivenciaram e construíram o Projeto Mutirão e as Eleições Diretas e Unificadas. Esses relatos serão reunidos em uma publicação, que será lançada no mês de novembro, durante o 4º ENAFOR, em Brasília.
FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAES - Roberta Pelissari