Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ESPÍRITO SANTO
CONTAG e FETAES promovem Oficina Estadual de Sistematização de Experiências até amanhã (15) em Vila Velha/ES
WhatsApp

14 de Maio de 2014


Roberta Pelissari
TEMAS RELACIONADOS:
espírito santo

AOficina de Sistematização de Experiencias: Mutirão pela Cidadania dos Trabalhadores (as) Rurais e Eleições Diretas e Unificadas do MSTTR - ES prossegue na Pousada Brisa na Barra, em Barra do Jucu Vila Velha/ES até amanhã (15). A Oficina está sendo promovida pela CONTAG, por meio da secretaria de Formação, Organização Sindical e Comunicação da FETAES.

Trata-se, que as duas experiências exitosas: Projeto Mutirão do Sindicato pela Cidadania dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e as Eleições Diretas e Unificadas do MSTTR-ES, ambos, que acontecem no ES, serão sistematizadas em forma de um produto, que será definido pelo grupo. A oficina acontece para extrair relatos e experiências dos trabalhadores e dirigentes dos STRs, envolvidos nestes processos.

Participam aproximadamente 30 lideranças sindicais, além da secretária de Formação, Organização Sindical e Comunicação da FETAES, Augusta Búffolo, a assessora da CONTAG, Silvia De-Zan e a educadora popular da rede ENFOC, Iara Lins. Os trabalhos iniciaram nesta terça-feira (13) com apresentação dos participantes.

Estiveram presentes na abertura oficial, o delegado do MDA/ES, Josean de Castro; o subsecretário de Direitos Humanos do Governo Estado, José Gerônimo Brumatti e o ex-subsecretário de direitos Humanos do Governo do Estado, Perly Cipriano.

De acordo com a educadora popular da Rede ENFOC, Iara Lins “reunimos o grupo para sistematizar as experiências do Projeto Mutirão do Sindicato pela Cidadania dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e as Eleições Diretas e Unificadas do MSTTR-ES ambos, que acontecem no ES”.

No primeiro dia de oficina a educadora falou um pouco da idéia de sistematização que a escola tem como estratégica pedagógica. “Partimos primeiro para os saberes do grupo, observando o que o grupo entende sobre a sistematização e partir daí passamos para o processo de sistematização de experiências na América Latina. A partir dai o grupo começa a entender como é esta sistematização de experiências, de quem vivenciou a prática, que ela é diferente de outras concepções”, explica.

Segundo a educadora, nesta primeira etapa o grupo compreende também como é desafiador fazer essa produção de conhecimento científico que a sistematização é uma investigação científica e de pesquisa, onde terão registros e reflexões dessas experiências . “Os sujeitos envolvidos neste processo estarão consigo no “ser si”, no “ser relação” e posteriormente no “ser junto”, nesta proposta teórico metodológica no qual a escola tem como concepção”, destaca.

Na parte da tarde, os participantes se dividiram em dois grupos, separados pelas duas experiências: o Mutirão e as Eleições. Neste momento os participantes escolheram em qual experiência que eles se identificam mais, escolhendo uma opção na qual ele viveu mais, fazendo a sistematização, discutindo e contando os relatos.

Para a educadora, nesta etapa os grupos trabalharam olhando para tudo o que foi feito durante a primeira oficina, onde fizeram um balanço dos encaminhamentos, o que ficou pendente, quais foram as tarefas, o que precisa acrescentar e eliminar e quais foram os passos dados até o momento. Segundo dia de Oficina

A Oficina de Sistematização de Experiencias: Mutirão pela Cidadania dos Trabalhadores (as) Rurais e Eleições Diretas e Unificadas do MSTTR - ES segue nesta quarta-feira (14) com apresentação dos grupos, onde serão apresentados os resultados de tudo aquilo que foi feito até agora e avaliar quais as pendências. Logo após as apresentações, será avaliado o projeto de sistematização de elaboração da primeira oficina, levando em consideração se os objetivos são os mesmos, se as perguntas orientadoras permanecem e qual será a viabilidade do projeto acontecer.

De acordo com a educadora Iara Lins, que coordena os trabalhos, também será elaborado um cronograma de atividade, onde eles vão estar se encontrando, definindo datas para primeira escrita (primeira narrativa), levantamento dos registros, das memórias, das fotos, diário de campo.

“Num segundo momento essa narrativa será devolvido para Escola e eu junto com a Elza, estaremos olhando esse material de forma a orientar o pessoal para as outras etapas. A segunda narrativa virá bem mais recheada, mais colorida, com testemunhos e com olhar mais critico para a prática”, afirma Iara. Neste segundo dia de oficina, o grupo também decidirá qual será o produto da sistematização: livro, cartilha, vídeo, documentário ou calendário.

A programação do último dia da oficina (15) ficará por conta de encaminhamentos, esclarecimento de dúvidas, bem como últimos acertos das etapas de construção do produto de sistematização escolhido pelos participantes.

Em breve a FETAES informará nas ferramentas de comunicação: site, jornal e facebook, qual foi o produto escolhido pelos participantes e outras informações.

FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAES - Roberta Pelissari



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico