O encontro entre dirigentes da Contag e de federações filiadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT) terminou hoje (25) na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Ceará (Fetraece), em Fortaleza. Na ocasião, os participantes avaliaram as últimas resoluções do Congresso da CUT (CONCUT), que aconteceu no começo do mês, em São Paulo, e definiram alguns encaminhamentos.
"Vamos propor à Central que a Plenária Nacional da CUT, prevista para o começo do ano que vem, seja um Congresso com caráter deliberativo", informou o secretário-geral da Contag, Davi Wilkerson. Ele disse também que a Contag decidiu participar da Conferência Nacional de Finanças da Central. "Vamos tentar adequar a contribuição sindical dos nossos sindicatos e federações à realidade do campo".
A vice-presidente da CUT e coordenadora de Mulheres da Contag, Carmen Foro, avaliou positivamente o encontro e disse que ele faz parte do calendário de atividades definido no último Congresso da Contag. "Temos um compromisso político com a CUT e a cada debate consolidamos a nossa filiação". A dirigente informou que os participantes discutiram questões importantes para o andamento dos trabalhos em conjunto, como a formação sindical da Contag e da CUT. "Queremos ajudar a construir uma central representativa e forte e estamos fazendo parte desse processo."
A Contag participou do encontro com o presidente Manoel dos Santos; o secretário-geral Davi Wilkerson; e os secretários de Assalariados e Assalariadas, Antonio Lucas; Política Agrária e Meio Ambiente, Paulo Caralo; Finanças e Administração, Juraci Souto; a secretária de Formação e Organização Sindical, Raimunda de Mascena; e as coordenadoras de Mulheres, Carmen Foro; e de Jovens, Maria Elenice Anastácio. Também participaram o presidente da CUT-CE, Francisco do Nascimento, e representantes de nove federações filiadas à Central.
Emmanuelle Nunes