O Grupo de Trabalho do Acordo Geral de Cooperação Técnica entre CONTAG e Embrapa se reuniu em 5 de abril, na sede da CONTAG, em Brasília. Esse foi mais um encontro que teve por objetivo detalhar o plano de ação das duas entidades, focando as ações para 2013.
Ficou pré-agendada uma reunião na região Norte, mais especificamente no estado do Pará, em um dos 16 municípios que têm agricultores(as) que estão produzindo dendê e com contrato com empresas de biodiesel. O encontro será entre junho e julho desse ano e contará com a participação da CONTAG, das FETAGs e das Embrapas do Norte, da Embrapa sede, dos STTRs e de agricultores(as) desses 16 municípios, além de parceiros, como universidades e institutos de pesquisa.
A primeira parte da reunião discutirá a questão específica da produção do dendê e o consórcio com outras culturas, bem como a relação entre os agricultores(as) e as empresas de biodiesel. A segunda parte debaterá estratégias de alternativas viáveis para a região Norte.
O grupo de trabalho também definiu que deverá fechar um documento até o dia 19 de abril e que a Embrapa deverá participar da próxima reunião do Coletivo Nacional de Política Agrícola, nos dias 22 a 24 de abril, na sede da CONTAG.
O Acordo Geral de Cooperação Técnica entre CONTAG e Embrapa prevê um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, com prioridade para a pesquisa e desenvolvimento, acesso à inovação e apropriação de tecnologia e processos práticos da experimentação e validação de tecnologias que combine produção, agregação de valor e acesso a mercados com garantia de renda. Esse planejamento também tem como meta discutir a estratégia de mobilização e participação da CONTAG, Federações e entidades parceiras nos eventos da Embrapa e vice-versa.
Além disso, o acordo buscará divulgar as ações e estratégias para o cumprimento da Lei 12.651/12, que prevê inicialmente a necessidade de execução do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que deve ser iniciada ainda em 2013. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi