O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, que também é o secretário-geral da COPROFAM, participou, entre os dias 20 a 23 de novembro, em Buenos Aires, na Argentina, da Semana da Agricultura e Alimentação. O evento é considerado um grande fórum regional de diálogo, intercâmbio de experiências, aprendizagem e construção de acordos entre diversos atores para alcançar as Metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), organizadas pelo órgão das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
Alberto Broch afirmou que este evento é inovador porque coloca na mesma mesa de debate atores muito distintos que, normalmente, não se reúnem para discutir esses temas vinculados à sustentabilidade ambiental e combate à fome e à pobreza rural no nosso continente. "É importante que representantes de governos, do setor industrial e empresarial, especialistas de diversas universidades latino-americanas, e representantes da agricultura familiar camponesa e indígena, possam discutir as nossas pautas e demandas, associadas à melhoria da qualidade de vida das populações do campo”, disse.
O dirigente disse que o debate é reconhecido pelo esforço da FAO para reunir atores tão distintos, mas dispostos a construir conjuntamente soluções para os desafios presentes. Esperamos que essas propostas, alinhadas às agendas globais dos ODS e da Década da Agricultura Familiar, resultem em políticas concretas nos nossos países, e que possam para fortalecer o papel da agricultura familiar nas ações de segurança alimentar e nutricional e no combate à pobreza rural”.
A CONTAG também esteve representada pelo secretário de Política Agrícola, Antoninho Rovaris, e foi co-promotora desta atividade, que articula um público de mais de 500 representantes (governos, lideranças dos movimentos e organizações sociais, empresários, acadêmicos, e diretores e técnicos de organismos multilaterais) representantes de mais de 50 entidades de diversos setores, com o objetivo de discutir e acordar ações regionais e locais para a implementação dos ODS nos países da América Latina e Caribe.
Na oportunidade, os participantes debateram e formularam sistemas agroalimentares, além de colocarem em discussão o combate à fome na região; estratégias para erradicar a extrema pobreza rural e o avanço no modelo de desenvolvimento rural sustentável. Também foi objeto da Semana da Agricultura e Alimentação a discussão sobre os desafios das sociedades rurais resilientes na geração de uma nova economia agroalimentar adaptada às mudanças climáticas; e os desafios tecnológicos do futuro no desenvolvimento agrícola rural sustentável e solidário.
Antoninho Rovaris destacou que esse evento de alto nível traz abordagens e construções coletivas sobre temas relacionados à soberania e segurança alimentar, às inovações tecnológicas, às mudanças climáticas, ao desenvolvimento rural sustentável e ao combate à fome e à obesidade na América Latina e Caribe, o que coloca a agricultura familiar num patamar de maior visibilidade na região, ampliando a importância do seu papel diante desses desafios, e da diversidade dos atores aqui presentes. “Esperamos que as propostas aprovadas por todos os atores nas plenárias do evento sejam capazes de enfrentar esses desafios e impulsar as políticas públicas para a agricultura familiar na região, particularmente as inovações tecnológicas apresentadas respondam às demandas da agricultura familiar e fomentem os processos de organização produtiva, beneficiamento de produtos diferenciados e inserção comercial em mercados de alimentos saudáveis”, ressaltou.
Alberto Broch aproveitou a oportunidade para se reunir com o representante regional da FAO, Julio Berdigue, e os membros da Aliança pela Soberania Alimentar dos Povos para discutir o seguimento das ações conjuntas na região, como a Década da Agricultura Familiar e os sistemas agroalimentares sustentáveis, assim como as contribuições da agricultura familiar, camponesa e indígena no processo de transformação rural sustentável. FONTE: Danielle Santos - Comunicação COPROFAM