Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
CONTAG e COPROFAM trocam experiências durante a Semana da Agricultura e Alimentação
WhatsApp

23 de Novembro de 2018



TEMAS RELACIONADOS:
relações internacionais

O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, que também é o secretário-geral da COPROFAM, participou, entre os dias 20 a 23 de novembro, em Buenos Aires, na Argentina, da Semana da Agricultura e Alimentação. O evento é considerado um grande fórum regional de diálogo, intercâmbio de experiências, aprendizagem e construção de acordos entre diversos atores para alcançar as Metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), organizadas pelo órgão das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Alberto Broch afirmou que este evento é inovador porque coloca na mesma mesa de debate atores muito distintos que, normalmente, não se reúnem para discutir esses temas vinculados à sustentabilidade ambiental e combate à fome e à pobreza rural no nosso continente. "É importante que representantes de governos, do setor industrial e empresarial, especialistas de diversas universidades latino-americanas, e representantes da agricultura familiar camponesa e indígena, possam discutir as nossas pautas e demandas, associadas à melhoria da qualidade de vida das populações do campo”, disse.

O dirigente disse que o debate é reconhecido pelo esforço da FAO para reunir atores tão distintos, mas dispostos a construir conjuntamente soluções para os desafios presentes. Esperamos que essas propostas, alinhadas às agendas globais dos ODS e da Década da Agricultura Familiar, resultem em políticas concretas nos nossos países, e que possam para fortalecer o papel da agricultura familiar nas ações de segurança alimentar e nutricional e no combate à pobreza rural”.

A CONTAG também esteve representada pelo secretário de Política Agrícola, Antoninho Rovaris, e foi co-promotora desta atividade, que articula um público de mais de 500 representantes (governos, lideranças dos movimentos e organizações sociais, empresários, acadêmicos, e diretores e técnicos de organismos multilaterais) representantes de mais de 50 entidades de diversos setores, com o objetivo de discutir e acordar ações regionais e locais para a implementação dos ODS nos países da América Latina e Caribe.

Na oportunidade, os participantes debateram e formularam sistemas agroalimentares, além de colocarem em discussão o combate à fome na região; estratégias para erradicar a extrema pobreza rural e o avanço no modelo de desenvolvimento rural sustentável. Também foi objeto da Semana da Agricultura e Alimentação a discussão sobre os desafios das sociedades rurais resilientes na geração de uma nova economia agroalimentar adaptada às mudanças climáticas; e os desafios tecnológicos do futuro no desenvolvimento agrícola rural sustentável e solidário.

Antoninho Rovaris destacou que esse evento de alto nível traz abordagens e construções coletivas sobre temas relacionados à soberania e segurança alimentar, às inovações tecnológicas, às mudanças climáticas, ao desenvolvimento rural sustentável e ao combate à fome e à obesidade na América Latina e Caribe, o que coloca a agricultura familiar num patamar de maior visibilidade na região, ampliando a importância do seu papel diante desses desafios, e da diversidade dos atores aqui presentes. “Esperamos que as propostas aprovadas por todos os atores nas plenárias do evento sejam capazes de enfrentar esses desafios e impulsar as políticas públicas para a agricultura familiar na região, particularmente as inovações tecnológicas apresentadas respondam às demandas da agricultura familiar e fomentem os processos de organização produtiva, beneficiamento de produtos diferenciados e inserção comercial em mercados de alimentos saudáveis”, ressaltou.

Alberto Broch aproveitou a oportunidade para se reunir com o representante regional da FAO, Julio Berdigue, e os membros da Aliança pela Soberania Alimentar dos Povos para discutir o seguimento das ações conjuntas na região, como a Década da Agricultura Familiar e os sistemas agroalimentares sustentáveis, assim como as contribuições da agricultura familiar, camponesa e indígena no processo de transformação rural sustentável. FONTE: Danielle Santos - Comunicação COPROFAM



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico