Durante toda essa semana, de 22 a 26 de abril, a CONTAG e a COPROFAM estiveram participando do Terceiro Fórum de Países da América Latina e Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável, organizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe das Nações Unidas (Cepal). A CONTAG foi representada nesta importante reunião, ocorrida em Santiago, no Chile, pelo seu vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch, que também é secretário geral da COPROFAM. Toda a Diretoria da COPROFAM, com um dirigente de cada região do MERCOSUL, também marcou presença e participação na programação.
O grande objetivo desse Fórum foi avaliar como estão andando as ações em prol do alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) presentes na Agenda 2030, acordados pelos países membros da ONU, na região da América Latina e Caribe.
Paralelamente a este evento oficial, aconteceu um Fórum da Sociedade Civil, que reuniu mais de 300 organizações dos mais diversos setores da sociedade. Além das representações da Agricultura Familiar, como a CONTAG, COPROFAM, Via Campesina e outros movimentos de agroecologia, também participaram organizações de mulheres, indígenas, LGBTs, entre outras.
A Sociedade Civil teve um bom papel de protagonismo nesse Fórum, tendo várias atividades de articulação e intercâmbio entre as organizações e delas com a Cepal e os governos. “Conseguimos neste evento colocar na pauta de resoluções o tema da agricultura familiar e tudo que nos é importante para fazer parte do desenvolvimento sustentável do mundo”, conta Alberto Broch. “Dentro do próprio setor da Sociedade Civil participante, conseguimos a conquista de criar um grupo específico para debater as pautas da agricultura familiar, e incluir esse tema nos pontos focais da discussão do setor, que são até o momento 19”, conclui.
Alberto aproveitou ainda a presença em Santiago para realizar outras agendas de interesse da CONTAG, como reunião de alianças e contato com autoridades, entre elas uma importante audiência com o diretor geral da FAO, Julio Berdegué. Neste encontro, tratou-se de variadas pautas de trabalho da CONTAG, entre elas a Marcha das Margaridas, que se aproxima.
FONTE: Correspondente da COPROFAM - Gabriella Avila