Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
CONTAG e COPROFAM apresentam experiências em painel sobre a Década da Agricultura Familiar
WhatsApp

08 de Novembro de 2018



TEMAS RELACIONADOS:
relações internacionais

A CONTAG foi uma das entidades que contribuiu nesta quinta-feira (08) com o painel “Década da Agricultura Familiar: caminhos e desafios para a América Latina”, durante o XII Fórum Internacional de Desenvolvimento Território, que está sendo realizado nesta semana em Bogotá, na Colômbia.

A CONTAG apresentou a sua experiência de organização sindical, de mobilização de massa, de elaboração de propostas de políticas públicas e de negociação com o governo. “Apresentamos como conseguimos avançar na construção de políticas públicas para a agricultura familiar e atender parte das demandas dos nossos agricultores e agricultoras familiares do Brasil”, explicou a assessoria da Vice-Presidência e Secretaria de Relações Internacionais da CONTAG.

A CONTAG também destacou que a Década da Agricultura Familiar e a Agenda de 2030, que apresenta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), são duas ferramentas importantes para que os governos, juntamente com as organizações representativas dos agricultores(as) familiares, camponeses(as) e indígenas, possam avançar nesses próximos 10 anos na implementação de políticas específicas, diferenciadas, que atendam toda a região. Também foi valorizado pela CONTAG o diálogo nos âmbitos municipal, estadual, nacional e internacional. “Os novos tempos exigem dos governos, e sobretudo das lideranças representativas da categoria, esse diálogo, principalmente na busca de soluções de alternativas que venham atender às necessidades dos nossos agricultores e agriculturas familiares. Políticas públicas são necessárias e somente são construídas a partir de um amplo diálogo político entre os atores sociais e governamentais”, foi ressaltado na exposição.

Neste painel também foi destacado o trabalho desenvolvido pela COPROFAM, entidade a qual a CONTAG é filiada no âmbito da região, principalmente como vem criando e buscando espaços de diálogo, a exemplo da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (Reaf) no Mercosul, da Comissão de Agricultura da América Central, do Mecanismo da Sociedade Civil para o Comitê de Segurança Alimentar da FAO, do Fórum Rural Mundial, entre outros espaços, e um dos avanços foi a decretação da Década da Agricultura Familiar. “Trouxemos todos esses elementos para a mesa, colocando toda a nossa experiência. E o mais importância é o que sinalizamos para a frente que é buscar fortalecer as organizações, trazer pautas viáveis e negociar com os governos para avançar na implementação de políticas que promovam o desenvolvimento rural sustentável, o desenvolvimento territorial, que assegure a soberania e segurança alimentar e, sobretudo, o trabalho e vida digna de milhares de agricultores(as) familiares camponeses e indígenas”, explicou o assessor da CONTAG.

Além de Luiz Vicente Facco, representando a CONTAG e a COPROFAM, também contribuíram com o painel os representantes do Fórum Mundial Rural, Luz Angela Arévalo,; da Rede Nacional de Agricultura Familiar da Colômbia, Juliana Millán; o ex-ministro do Desenvolvimento Agrário do Brasil, Guilherme Cassel; a ex-primeira dama de Costa Rica, Mercedes Peñas; o diretor de Capacidades Produtivas e Geração de Renda do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia, Fernando Heano; e o representante da FAO Colômbia, Marcos Rodriguez Fazzone. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico