Acontece amanhã (18), no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), às 14 horas, o primeiro encontro do Grupo de Trabalho (GT) que vai discutir renegociação das dívidas dos trabalhadores que fazem parte do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf).
Neste primeiro encontro os participantes farão um levantamento dos números das dívidas. "Precisamos saber qual o montante e quais estados estão envolvidos. Não temos acesso a esses números devido ao sigilo bancário, mas, eles são essenciais para que haja negociação", explica Manoel dos Santos.
A partir desses dados, a Contag pretende até o final deste ano negociar todas as dívidas. "Não queremos que a negociação seja prorrogada para o ano que vem porque se o agricultor não tiver uma boa safra este ano, em 2008 a dívida piora", explica Manoel dos Santos.
O GT, que foi uma das reivindicações do Grito da Terra Brasil 2007, é formado por representante do MDA, representantes dos bancos que operam o Pronaf, representantes das federações de diversos estados, o secretário de Política Agrária da Contag, Antoninho Rovaris, e o presidente da Confederação, Manoel dos Santos.
Fonte: Emmanuelle Nunes Agência Contag de Notícias