O Sistema CONTAG busca uma parceria com o Banco da Amazônia (BASA) para facilitar o acesso de agricultores e agricultoras familiares o crédito do PRONAF, e solucionar outros gargalos que a categoria enfrenta na região Norte.
Representando essa pauta, as secretária de Política Agrícola e de Meio Ambiente da CONTAG, Vânia Marques Pinto e Sandra Paula Bonetti, e dirigentes da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores(as) Familiares do Pará (FETAGRI-PA), que representaram também as Federações dos demais estados do Norte, se reuniram ontem, dia 8, com o presidente e com diretores do BASA na sede da instituição, em Belém do Pará.
Os dados mostram que a operacionalização do PRONAF B é pouco expressiva na Região Norte, e que as condições apresentadas atualmente não são favoráveis aos agricultores e agricultoras familiares, dificultando o acesso dessas pessoas a esta que é a maior política de financiamento da agricultura familiar.
A CONTAG propõe ao BASA uma parceria que fortaleça o PRONAF nos estados nortistas, melhorando a distribuição dos recursos por linhas e culturas, e a execução do programa de forma geral, visando com que a agricultura familiar da região seja mais contemplada. E também dialoga sobre uma política de aplicação do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) que considere as necessidades da agricultura familiar.
Vânia comenta sobre os primeiros resultados desse diálogo: “Saímos da reunião com uma agenda de compromissos e possíveis desdobramentos, dentre eles uma reunião a ser realizada com o MDA, Incra e outros entes para tratar de questões como a estrutura fundiária da região, o MCR e outros pontos e também uma possível parceria entre o banco e o sistema Contag por meio de um acordo de cooperação técnica”.
Fonte: Comunicação CONTAG - Gabriella Avila