A situação de vida e trabalho da agricultura familiar, os principais desafios e conquistas do setor e sua importância para a economia e garantia da soberania e segurança alimentar da população brasileira foram alguns dos temas abordados em entrevista concedida pelo vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Willian Clementino, à TV rural do Vietnã na manhã desta segunda-feira (29), em Brasília.
Este é o único canal de TV no Vietnã cuja programação é totalmente dedicada ao meio rural e parte de sua equipe está gravando uma série de reportagens no Brasil para conhecer a realidade e experiências vivenciadas aqui. Eles afirmaram que consideram o Brasil uma referência de produção agrícola, no tamanho territorial e nas políticas públicas voltadas para a agricultura familiar.
Hoje, o Vietnã enfrenta sérios problemas com preços dos alimentos, de eficiência na produtividade devido a falta de tecnologia apropriada, no tamanho das terras para a produção, com a migração do campo para a cidade e com a ação dos atravessadores e comerciantes.
A entrevista procurou detalhar o papel desenvolvido pela CONTAG na defesa dos interesses e direitos dos agricultores(as) e assalariados(as) rurais, as ações como o Grito da Terra Brasil, os programas governamentais, como o Pronaf, o PAA, o PNAE, a habitação rural, a educação do campo, entre outros.
Outro tema de destaque foi a realização da reforma agrária como estratégia para o fortalecimento da agricultura familiar e a produção de alimentos saudáveis, bem como a diferença do modo de vida e produção entre a agricultura familiar e o agronegócio brasileiro. “Existe uma diferença muito grande. A agricultura familiar é um modo de vida e de produção, com produção de alimentos saudáveis em equilíbrio com a preservação e conservação ambiental. Já o agronegócio preza pela produção de commodities, o lucro acima de tudo, com a concentração de terra, riqueza e poder, além da exploração da mão-de-obra”, destacou o dirigente durante a entrevista.
Ao final, Willian Clementino convidou a equipe da TV vietnamita a cobrir as principais ações que a CONTAG, as Federações e Sindicatos realizarão no próximo ano, como o Festival Nacional da Juventude Rural, o Grito da Terra Brasil e a Marcha das Margaridas.
FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi