Encerrou-se ontem (10) a primeira oficina de Meio Ambiente da Contag. O encontro teve o objetivo de definir uma proposta política de meio ambiente da confederação e estratégia de ação nos estados e sindicatos. Participaram da oficina 25 dirigentes das federações.
No primeiro dia, foi discutida a conjuntura atual que cerca o tema. No segundo foi apresentada a proposta inicial para a política da Contag. Foi decidido que para estruturar o projeto, dois eixos principais serão desenvolvidos: definir o conceito de meio ambiente que a confederação vai utilizar e aprofundar o conhecimento das leis ambientais, que interferem na aquisição e desenvolvimento de propriedades rurais.
A Contag vai defender que deve haver uma legislação específica para o agricultor familiar. A idéia é de que cada sindicato relate seus problemas e com base nisso será formulada proposta política e de ação.
Foi decidido também que a Contag vai formular e enviar carta-proposta à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para que seja criado um grupo de trabalho formado por várias instituições da sociedade, e se iniciem as discussões sobre revisão da legislação ambiental. A idéia é iniciar os trabalhos debatendo o Código Florestal Brasileiro.
Fonte: Emmanuelle Nunes